HOMILIA - 11/03/2015

Perfumemos o mundo com o perfume de Cristo

Homilia da Santa Missa do Clube da Evangelização, presidida pelo padre Roger Luís no dia 11 de março de 2015.

Confira a liturgia da Santa Missa de quarta-feira

Homilia_11032015_padreroger

Padre Roger Luís / Foto: Arquivo CN – cancaonova.com

Irmãos e irmãs, estamos vivenciando o tempo de Quaresma e somos provocados a dar uma resposta ao Senhor, porque Ele nos convoca a viver uma vida de santidade em Sua presença. Ouvimos, na primeira leitura de hoje, Moisés pedindo ao povo que escute a Palavra de Deus. Em muitos momentos, o Senhor o manda repetir a Seu povo aquilo que Ele queria que gravassem no coração.

Deus colocou diante daquele povo leis e decretos para que este adentrasse a Terra Prometida com o coração transformado. Gerando transformação em nós precisamos corresponder àquilo que o Senhor nos diz. Os mandamentos do Senhor não são ultrapassados, eles devem ser vividos nos dias de hoje. Rezemos: “Senhor, eu quero colocar em prática as Suas leis, os Seus decretos, diante da revelação que nos faz, para que possamos viver bem na Terra. Temos a certeza de que o Senhor conosco caminha”.

Conosco está o Senhor e precisamos estar com Ele. Os que colocam em prática a lei do Senhor adquirem sabedoria e conhecimento não humanos, mas sim vindos de Deus. Uma sabedoria que nos edifica, pois, quando a adquirimos, entendemos os finais dos tempos e começamos ter a real compreensão dos sofrimentos e tribulações pelos quais passamos com a sabedoria do alto.

Aquele povo era um povo de cabeça dura e hoje a realidade não é muito diferente. Diante de todas as intervenções que Deus fez a esse povo, como a libertação da escravidão, a travessia no Mar Vermelho, o maná do céu, etc., era para estar claro em seus corações que Ele caminhava junto deles, mas faltava-lhes a sabedoria para esse entendimento. Pela boca de Moisés, Deus lhes dizia que colocassem em prática os mandamentos d’Ele.

Nós também precisamos colocar em prática os mandamentos, as leis e os decretos do Senhor. Somos a nação escolhida, o novo povo de Deus, da nova e eterna aliança, e precisamos ter um posicionamento diante do Pai. Somos a nação da cruz, somos os cristãos e amamos o Senhor que morreu por nós no madeiro da cruz.

Não existe nenhum Deus tão próximo quanto o nosso. Um Deus que nos escuta, nos consola e acolhe prostitutas, leprosos e pecadores. Precisamos professar nossa fé. Vivemos regras, leis, decretos humanos, por que não seguir as leis de Deus? Se quebrarmos uma regra de trânsito, teremos de pagar por essa transgressão, da mesma maneira se infringirmos uma lei de Deus, teremos uma punição.

Obedecemos todos os códigos colocados pelo homem, mas não obedecemos à Palavra do Senhor. Tomemos cuidado, porque a maior punição para a transgressão das leis de Deus é o inferno! Que fique gravado em nosso coração que as regras dadas pelo Senhor são capazes de nos fazer andar de cabeça erguida nesta Terra. Precisamos, nesta Quaresma, de conversão, para isso necessitamos do dom da obediência e da ajuda de Deus. Rezemos: “Senhor, me ajude a obedecer [Seus mandamentos]”.

Por vezes queremos ser grandes neste mundo e olharmos apenas para o nosso ”eu”. É preciso que o Senhor toque em nosso caráter. O caráter é tudo o que somos quando ninguém nos vê, apenas Deus, quando não usamos máscaras diante das pessoas ao nosso redor. Precisamos de mudança, irmãos!

Jesus é o cumprimento de lei de Deus e ela precisa atingir todo o nosso ser e o nosso caráter. O primeiro passo, para essa graça, é reconhecer a nossa fragilidade. O demônio trabalha nas “brechas” que damos a ele, mas não é ele quem nos induz a fazer ou não certas coisas, pois Deus nos deu o livre-arbítrio, e a decisão de pecar ou não é nossa.

Fechemos essas “brechas” e nos posicionemos diante do Senhor. A partir do momento em que reconhecemos nossa fragilidade, busquemos a ajuda da Igreja. Precisamos de cura interior, dos sacramentos, de oração e fugir do pecado. Que nossa fraqueza não vire uma “brecha” para o mal agir. Tenhamos compromisso somente com Deus.

A vida de oração é um ponto fundamental para a mudança de nosso caráter. Na Quarta-feira de Cinzas escutamos sobre a necessidade de praticar o jejum, esmola e oração na Quaresma. Nossa oração precisa ser diária! Aproximemo-nos de Deus, da Santíssima Virgem e do Espírito Santo! Deus quer ter um relacionamento conosco diário. Quanto mais perto de Cristo, tanto mais exalamos o perfume d’Ele. Perfumemos com o perfume de Cristo a sociedade em que vivemos. Busquemos a Deus! Chamemos Sua atenção para nos ajudar a viver a fidelidade.

O que Deus pensa de nós? Da nossa caminhada? Deus tem nos encontrado? Quanto tempo temos permanecido diante da presença d’Ele? Precisamos nos posicionar e buscar ao Senhor. Aquele que está no pecado não consegue ver o Senhor, por isso clamemos: “Se a minha vida for santa, pura e justa, poderei ver a Deus. Eu quero viver a Sua Palavra, viver Suas leis e Seus mandamentos, Senhor. Toque em nós, Senhor, para que nos convertamos. Somente o Senhor pode nos transformar. Mudar nosso ânimo, nossa visão. Que possamos enxergar tudo e todos com os olhos da fé. Queremos viver a santidade e a pureza!”

Padre Roger Luís
Missionário da Comunidade Canção Nova

Quer ajudar a Canção Nova a levar o amor de Jesus Cristo a muitos corações? Clique e confira como fazer sua doação:
contribuicaocn1