SORRINDO PRA VIDA - 29/07/2016

Quais fardos você quer que Jesus o ajude a carregar?

Jesus o convida a viver o amor junto d’Ele, um amor que faz qualquer peso se tornar leve

Marcio Mendes, nesta sexta-feira, dia 29 de julho de 2016, no programa “Sorrindo pra Vida” nos convida a viver o amor, a nos empenharmos em amor e fazermos com que peso nenhum nos impeça de caminhar.

.:Para adquirir esta edição e outras do programa ‘Sorrindo pra Vida’, acesse a Loja Virtual
.: Receba no celular mensagens de fé e esperança. Envie a palavra VIDA via sms para 46991 – Saiba mais:bit.ly/smsvida

A Palavra meditada está em Mateus 11,28-30

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

Quais os fardos você quer que Jesus te ajude a carregar?

A Palavra de Deus, hoje, é ótima para meditarmos pela manhã, pois, mesmo acordados, sentimo-nos cansados, não é verdade? Muitas vezes, em nossa vidas, nós dormimos, descansamos e até temos um dia tranquilo, mas nos sentimos cansados. Não é um cansaço físico, nosso real cansaço está no interior, no emocional e espiritual. Jesus quer nos dizer que o verdadeiro descanso, além do físico, só vamos encontrar em Deus.

Quando abrimos nosso coração e permitimos que Deus entre em nossa vida, ela se torna leve, porque Ele não para de agir a nosso favor. Pesado é viver sem Jesus Cristo. Como dizia o nosso querido padre Léo: “Eu tinha muita dó de gente feia, mas hoje, vivendo o que vivo, percebi que dó mesmo eu tenho de quem não tem Jesus.”

Na partilha da Palavra de ontem, Jesus disse que nos daria um Consolador, um Defensor, que é o Espírito Santo, pois Ele toma nossa causa nas mãos e cuida individualmente dela. Deus está do nosso lado, do lado de quem sofre, Ele nos consola e protege. Todos nós vivemos dias de alegria, mas também dias de dor física e emocional, mas Jesus vem ao nosso encontro e enxuga nossas lágrimas.

“Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

Você deve se perguntar: “O que é jugo?”. É o que chamamos de canga, aquele pedaço de pau que se coloca nas costas do boi, para que os animais dividam o peso da carga, unindo forças para carregar. Quando Jesus diz isso, é porque ele vai dividir conosco esse peso. Um grande exemplo disso é o casamento, pois ambos eram um só, que se unem e passam a dividir tristezas, alegrias, despesas etc. Portanto, esse julgo suave é o amor, pois Ele nos chama para a eternidade, mas a eternidade é apenas o “recipiente”. O que dá sabor à eternidade é o interior, o “líquido” que bebemos; e esse liquido é o amor, pois a eternidade sem amor é o inferno.

Santo Agostinho dizia: “Esse peso será para ti como asas”, mas que asas são essas? São duas asas, e uma delas é “amar a Deus sob todas as coisas”; a outra é “amar o próximo como a ti mesmo”. Por meio dessas duas asas conseguimos nos erguer. Asas são pesadas até para os próprios pássaros, mas, mesmo assim, eles voam, pois esse peso é leve e o tira do chão.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.”

O que existe de tão pesado para quem ama? Quando uma pessoa ama de verdade, ela não enxerga limitações, mas faz o que pode por aquele que ama. Conheço pessoas que amam tanto a Canção Nova de um jeito tão sincero, que me fazem desejar esse amor, desejar amar e ser amado.

Você já se perguntou o que faz uma esposa continuar casada e dedicando-se ao marido impossibilitado, impotente em diferentes sentidos? O que mantém essa esposa firme é o amor, o peso de cuidar e estar ao lado desse marido é leve, porque ela o ama. Pesado seria não ter esse homem ao seu lado.

O que me deixa triste, muitas vezes, é ver que as pessoas se sacrificam por times de futebol, para ir ao shopping com os amigos e sair para beber; sacrificam-se pelo corpo, por vaidade, porém, não conseguem se sacrificar e investir no Evangelho. Elas não se dispõem a se sacrificar para seguir Jesus, algo que pode parecer pesado, mas, ao segui-Lo, Seu amor por nós faz com que permaneçamos firmes, deixando tudo mais leve.

Por fim, saiba que, se você pedir a Deus para encher seu coração de amor, perceberá que o peso em seus ombros cairá, pois quem ama voa, é leve e livre, nada o embaraça. O amor não tem medidas, não tem limites, ele faz mais do que pode e, por isso, consegue, não para no impossível. O amor faz e quem ama faz, pois tudo é possível.

Marcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Lucas Mendes

Saiba como ajudar a Canção Nova