Devo confiar em qualquer pessoa? Cuidemos daquilo que nos é sagrado!
Márcio Mendes, na manhã desta terça-feira, dia 20 de setembro de 2016, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, exorta-nos a não confiarmos aquilo que nos é sagrado para qualquer pessoa, pois muitos podem tentar se aproveitar disso para nos atingir.
.: Para adquirir esta edição e outras do programa ‘Sorrindo pra Vida’, acesse a Loja Virtual
.: Receba no celular mensagens de fé e esperança. Envie a palavra VIDA via sms para 46991 – Saiba mais: bit.ly/smsvida
A Palavra meditada está em Eclesiástico 8,20-22:
“Não te aconselhes com os estultos: pois não poderão ocultar o teu segredo. Diante do estranho, nada faças que exija reserva, pois não sabes o que planeja dentro de si. Não abras teu coração a qualquer um, para que não venhas a afastar de ti a felicidade.”
A Palavra de Deus nos cura e também nos preserva. Ela nos orienta a não desabafarmos com qualquer pessoa, pois o nosso sagrado acaba sendo exposto, e onde mais de dois sabem de uma coisa, deixa de ser um segredo.
Quando somos julgados por aquilo que falamos, procuramos culpados para nossas dores, quando os responsáveis somos nós mesmos, pois confiamos um segredo, algo tão precioso para nós, a qualquer pessoa. Muitas vezes, expomo-nos de maneira errada para aqueles que nos rodeiam.
Quer abrir seu coração?
Vá com calma! Isso não é usar máscaras, mas sim um sinal de prudência. Não confie tudo a qualquer pessoa.
Quem nos rodeia tem uma grande expectativa a nosso respeito, por isso nos julgam por nossos atos. Cuidemos da maneira com que nos portamos na frente de pessoas estranhas.
Nunca fale de sua vida particular perto de pessoas estranhas. Coisas de casa resolvemos em casa. Não dê combustível às pessoas para lhe fazerem mal.
É importante termos alguém na vida para desabafarmos, mas cuidado para não abrir seu coração a qualquer pessoa. Algumas feridas em nós, com o tempo, cicatrizaram, pois crescemos e amadurecemos. E com o tempo também aprendemos a separar aqueles que são ou não nossos amigos.
Aprendamos a cuidar do sagrado de nossos irmãos e proteger o nosso. É sábio não se abrir com qualquer pessoa.
Não reclamemos para qualquer um sobre aquilo que nos afeta
Transformemos nosso lamento em oração e súplica. Se precisarmos abrir o coração e expor nossa alma, escolhamos alguém sensato para falarmos. Se você não tem um amigo, procure um sacerdote.
Não exponha sua vida a qualquer pessoa, pois quem quiser nos prejudicar vai saber onde nos afetar. Sorrir para a vida é parar de murmurar e reclamar. Paremos de ter pena de nós mesmos. Quem não gosta de nós está sempre em busca de um motivo para nos desmerecer. Se falaram de nós e isso nos abateu, levantemos.
Aquilo que é muito fácil, as pessoas não valorizam. Por isso, é hora de nos darmos valor, para que ninguém use isso para nos ferir. Cuidemos para sermos reservados e prudentes.
O que não devemos revelar as pessoas?
Duas coisas que não devemos revelar aos outros: aquilo que nos afeta e a fonte da sua força. Não conte aquilo que o aflige, para que ninguém o derrube; nem o que o revigora, para que não tirem sua força. Guarde como sagrado aquilo que lhe é precioso e o seu ponto fraco.
Conselhos para a vida:
– Preserve as suas fontes de alegria;
– Não se aconselhe com pessoas tolas e fofoqueiras;
– Não se comprometa diante de estranhos, pois talvez façamos o certo, mas na hora errada e com a pessoa errada;
– Não abra o coração a qualquer um para não ser prejudicado;
– Guarde aquilo que é sagrado para você!
Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova
Transcrição e adaptação: Ariele Silva