O dom das lágrimas lava nossa alma e cura nosso coração
Márcio Mendes, nesta segunda-feira, dia 9 de maio de 2016, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, fala sobre o dom das lágrimas e orienta-nos a pedirmos ao Senhor este dom que cura nosso coração.
A Palavra meditada está em II Reis 20,1-5:
Por aquele tempo, Ezequias adoeceu e quase morreu. Veio até ele o profeta Isaías filho de Amós e disse-lhe: “Assim diz o Senhor: Põe em ordem a tua casa, já que vais morrer; não tens mais tempo de vida”. Ele virou o rosto para a parede e orou ao Senhor: “Senhor, lembra-te de como caminhei em tua presença, em verdade e pureza de coração, fazendo o que era agradável a teus olhos”. Ezequias se desfez em grande pranto. Mas antes que Isaías tivesse atravessado metade do átrio, veio-lhe a palavra do Senhor, dizendo: “Volta e diz a Ezequias, chefe de meu povo: Assim diz o Senhor, Deus de Davi, teu pai: Ouvi tua oração e vi as tuas lágrimas. Eu te curo. Dentro de três dias serás capaz de visitar a Casa do Senhor.
O dom das lágrimas é um dos dons mais antigos da Igreja Primitiva. Esse dom lava-nos de nossos pecados e nos leva a uma verdadeira conversão, passando por um processo de cura interior.
Por que Deus curou Ezequias? Porque sua oração foi feita entre lágrimas. São Paulo, na Carta aos Romanos, escreve que o Espírito Santo intercede por nós com gemidos inefáveis; em outras palavras, isso significa que o Espírito fala em nós mediante nossas fraquezas espirituais e físicas.
Quando batizados no Espírito Santo, esse batismo não é somente para a nossa alma, mas também para o nosso corpo. Ele vem em socorro ao nosso corpo e espírito. Quando clamamos: “Vem, Espírito Santo”, pedimos que Sua força venha em nosso auxílio para nos curar. O Espírito Santo nos cura, Ele é fonte de saúde e vida que jorra dentro de nosso coração.
São Simeão dizia: “Devemos começar nossa oração implorando de Deus o dom das lágrimas”. Por que pedir ao Senhor esse dom? Para que o dom das lágrimas amoleça a dureza de nosso coração e lave nossas imundices. Quantas vezes rezamos com o coração endurecido e não sentimos a presença de Deus agir em nós!
O dom das lágrimas não é apenas quando os olhos choram, mas também o coração. Que nosso coração se comova diante da presença do Senhor. Quem comunga entre lágrimas faz a experiência da cura interior.
O dom das lágrimas é um presente que Deus nos dá. Quando nossos olhos se cruzam com os de Jesus, recebemos o dom das lágrimas. Quem ora no Espírito Santo, por meio do dom que o Senhor lhe dá, ora do fundo do coração. Toda lágrima inspirada por Deus é um dom de cura. Quem chora de ódio ou dor aprofunda isso em sua vida. Não nos envenenemos com sentimentos negativos, mas peçamos ao Senhor a graça do dom das lágrimas e Ele nos escutará.
Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova
Transcrição: Ariele Silva