O compositor católico Pitter Di Laura partilha sobre sua vida de missão e musicalidade na comunidade Canção Nova
Quem nunca se recordou de um acontecimento pelo simples fato de ouvir uma música que marcou sua história? Ou quem nunca se emocionou com uma canção que refletia o que estava em seu coração? Por trás de cada música, existe o compositor. O compositor, em suas palavras, expressa sentimentos, alegrias e esperanças.
Neste dia 07 de outubro, dia do compositor brasileiro, parabenizamos todos os compositores de nosso país e, em especial, os compositores católicos que com sensibilidade, intimidade e escuta a Deus, exteriorizam e compõem músicas que nos aproximam do Pai.
Falando sobre compositor, o missionário Pitter di Laura, conversou com o Clube da Evangelização sobre música, missão, Providência Divina e composição.
Confira a entrevista e o recado do missionário aos sócios evangelizadores:
.: Escute áudio na íntegra:
Pitter:
Sou Natural de Cuiabá (MT) e desde muito pequeno sempre fui ligado à Igreja. Fui “pego” por Deus muito cedo. Aos 12 anos de idade era coroinha, mesma época em que a música entrou em minha vida. Sempre estive muito envolvido com música. Antes mesmo da Canção Nova, sempre tive uma vida muito agitada por conta das atividades da Igreja.
Chamado:
Dei um grande trabalho pra Deus até entender que precisava viver o Carisma Canção Nova. Por conta de uma vida muito ativa na Igreja, as pessoas e até mesmo eu pensava “por que entrar na CN se trabalho pra Deus aqui fora?”. Desde muito novo sentia esse chamado. Conheci a Comunidade pelo CD da Banda Canção Nova e depois descobri que se tratava mais do que um conjunto musical. Com meus 15/16 anos senti vontade de entrar, porém o vocacional é a partir dos 18 anos. O chamado não é um sistema matemático, mas sim uma identificação. Identificação ao carisma, um estilo de vida que transcende a compreensão humana. O carisma CN me chamava a estar mais perto para a busca da minha santidade e santidade da minha família.
Composição:
Sentia uns traços infantis de composição em mim. A música adentrou na minha vida muito cedo, pois tocava em missas e grupos de oração. Dentro da Canção Nova foi o despontar do lado compositor em mim. Na época do discipulado fiz uma música e durante uma missa celebrada por monsenhor Jonas Abib, senti em meu coração que era hora de cantar. Ao término da missa, o padre Roger Luis estava com monsenhor Jonas e falou para ele sobre minha musicalidade quanto cantor [naquela época monsenhor Jonas não me conhecia como conhece hoje]. Lembro-me que o Monsenhor disse: “ele é compositor”. Naquele momento tomei posse daquelas palavras em Deus e levei a sério tudo o que escutei do fundador da Comunidade. Depois disso trabalhei no Cantinho da Criança, onde compus as músicas infantis e depois outras composições como “Barco a vela”, gravada por Eliana Ribeiro.
Providência Divina:
Providência é muito mais do que algo material. É desde o encontrar-se com uma pessoa, o local que você trabalha, investir em alguém. Aqui na Canção Nova, ela [providência] engloba tudo, pois é muito mais que o financeiro, o qual mantém o Sistema Canção Nova de Comunicação no ar. Tudo aqui é providência. Dentro de nossas necessidades, o Senhor nos providencia tudo. Em um encontro que somos chamados a participar, o missionário é quem recebe a providência financeira, porém a pessoa que é tocada pela oração recebe a providência da Palavra na hora e no momento certo. A providência dentro da CN foi algo que foi acontecendo e fomos aprendendo a ler os fatos. Acredito que Providência é muito mais que finanças, mas sim o movimento do próprio Deus em direção a nós.
Sócio evangelizador:
O sócio é um evangelizador. Assim como eu tenho uma missão na música, nas pregações e em todos os trabalhos que realizo quanto missionário desta Comunidade, o sócio tem por vocação ser a providência na Canção Nova. É Deus quem escolhe um sócio e não nós. É Ele quem toca os corações e os motiva a se tornarem providência para a CN. Monsenhor Jonas diz que o sócio é o canal da providencia divina para nós, isso não significa que seja seu dinheiro ou sua moedinha, mas sim a pessoa do sócio. Sócio, você é a providência de Deus para a Canção Nova. Se algo aconteceu e você se decepcionou conosco, primeiramente peço perdão, mas não deixe de ajudar a Canção Nova, pois o projeto de Deus é maior que isso. Vamos trabalhar juntos porque o projeto de Deus não pode parar.
Seja um sócio do monsenhor Jonas Abib e ajude-nos nesta missão.
Deus lhe pague.
Clube da Evangelização
Sua fé transformando vidas!