As palavras quando não bem utilizadas, podem ser tornar armas de destruição em nossos lábios
Diácono Nelsinho Corrêa, na manhã desta quarta-feira, dia 22 de fevereiro de 2017, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, orientado pela Palavra de Deus, fala sobre a morte moral. Nossas palavras, quando não são bem utilizadas, tornam-se armas de destruição que ferem e pode até matar aqueles que convivem conosco. Confira sua mensagem:
A Palavra meditada está em São Mateus 5,21-26:
Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Não cometerás homicídio! Quem cometer homicídio deverá responder no tribunal’. Ora, eu vos digo: todo aquele que tratar seu irmão com raiva deverá responder no tribunal; quem disser ao seu irmão ‘imbecil’ deverá responder perante o sinédrio; quem chamar seu irmão de ‘louco’ poderá ser condenado ao fogo do inferno. Portanto, quando estiveres levando a tua oferenda ao altar e ali te lembrares que teu irmão tem algo contra ti, deixa a tua oferenda diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão. Só então, vai apresentar a tua oferenda. Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto ele caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. Em verdade, te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo.
O mandamento ‘não matar’ não se refere apenas a tirar a vida de uma pessoa, mas também da violação dos comportamentos que ferem a integridade humana.
Quais são esses comportamentos?
Os insultos e as palavras duras machucam as pessoas. Na hora da raiva, humilhamos o outro com nossas palavras. Podemos matar fisicamente, mas matamos muito mais moralmente.
Aquele que bate não sente a dor, mas quem recebe o tapa nunca se esquece, pois ficam as marcas e mágoas. Deus está nos falando da reconciliação com nossos irmãos.
Quem nós ofendemos?
Deixemos nossas ofertas diante de Deus e vamos ao encontro do outro, buscando a reconciliação.
:: Veja outras transcrições do programa ‘Sorrindo pra Vida’:
– Tenhamos prudência em nossas palavras
– Palavras de misericórdia em nossos lábios
– Não dê ouvidos às palavras que não o edificam
Você que é filho, que fala com seus pais como se falasse com seus amigos na rua, Deus tem escutado as lágrimas de mágoas que seus pais têm chorado. É dentro de casa que começam as palavras duras, as palavras de insulto ao pai e à mãe. Algumas vezes, insultamos as pessoas pela aparência. Acolher uma pessoa é acolher Jesus.
Cuidado com as palavras!
Não insultemos, não façamos piada com a cara das pessoas. Quando um filho é humilhado, humilha-se a família inteira. A Palavra de Deus é muito séria para nós, Ela nos exorta a não insultarmos.
É muito importante banirmos o insulto, a humilhação, o escarnecer de nossos lábios e atos. Peçamos força ao Senhor, para que controlemos nossas palavras.
Diácono Nelsinho Corrêa
Missionário da Comunidade Canção Nova
Transcrição e adaptação: Ariele Silva