SORRINDO PRA VIDA - 29/09/2016

É preciso aprender a escolher bem

Como temos feito nossas escolhas? Aprendamos a escolher a melhor parte

Márcio Mendes, na manhã desta quinta-feira, dia 29 de setembro de 2016, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, orientado pelo Evangelho de São Lucas, a partir da história de Maria e Marta, convida-nos a refletir sobre nossas escolhas. É preciso aprender a escolher e escolher bem.


.: Para adquirir esta edição e outras do programa ‘Sorrindo pra Vida’, acesse a Loja Virtual
.: Receba no celular mensagens de fé e esperança. Envie a palavra VIDA via sms para 46991 – Saiba mais:bit.ly/smsvida

A Palavra meditada está em São Lucas 10, 38-42:
“Jesus entrou num povoado, e uma mulher, de nome Marta, o recebeu em sua casa. Ela tinha uma irmã, Maria, a qual se sentou aos pés do Senhor e escutava a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com os muitos afazeres da casa. Ela aproximou-se e disse: ‘Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço? Manda pois que ela venha me ajudar!’ O Senhor, porém, lhe respondeu: ‘Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada com muitas coisas. No entanto, uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada’.”

É preciso aprender a escolher bem!

Foto: Arquivo/cancaonova.com

O que distinguiu Marta e Maria foram suas atitudes. É isso que nos distingue uns dos outros, as atitudes.

Jesus era amigo delas e as amava. Na amizade, o amor precisa ser correspondido. Um amigo sabe que o amamos, aceita e corresponde a esse amor. O Senhor não reclamou de Marta estar ocupada com a lida da casa, porém, agradou-se da atitude de Maria, a qual escolheu estar aos Seus pés.

No momento de dor e angústia, perdemos o juízo. Às vezes, escolhemos a pessoa errada para viver ao nosso lado; outras vezes, escolhemos a pessoa certa, mas no tempo errado. Escolher alguém para nossa vida não é fácil, por isso exige de nós um tempo de conhecimento, de namoro.

Ser feliz e sentir-se bem no dia a dia depende grande parte da nossa escolha. Como vamos encarar o dia de hoje? Transformemos nossa vida um passo a cada vez. Felicidade não é sorte, mas consequência das nossas escolhas.

Ninguém vai fazer o seu sonho acontecer. Não adianta sonharmos e não irmos atrás daquilo que aspiramos. A única pessoa que pode nos ajudar a realizar esses sonhos somos nós mesmos, mas unidos a Deus.

Podemos, todos os dias, tomar a decisão de nos aproximarmos das pessoas que nós amamos e querem o nosso bem. Como escolhemos nossos relacionamentos?

Não basta pensar muito, é preciso pensar de forma certa e agir. Não paremos nos problemas.

Sejamos gratos. Quando ajudamos uma pessoa ingrata, qual é o sentimento que vem ao nosso coração? De ser a primeira e a última vez que a ajudamos. Quando uma pessoa não tem gratidão, ela fecha as portas por onde passa, e um dia estará sozinha. A pessoa grata abre as portas de sua vida.

Algumas coisas a ensinarmos para nossos filhos:

Escolher amigos: Sem ter bons amigos essa vida é uma tristeza! Ninguém consegue atravessar o vale de lágrimas sem ter um bom amigo.

Trabalhar: Sustentar a família é consequência do trabalho.

Escolher a pessoa para uma vida a dois: Ensine seus filhos a procurar alguém que seja amigo de verdade. Tem amor que é forte, que dói; e tem amor que é belo. Como é bonito o amor entre um homem e uma mulher!

Resgate o valor familiar: Muitas pessoas vivem um problema de identidade sexual, porque não conseguem enxergar a beleza entre um homem e uma mulher. Resgatemos isso na vida de nossos filhos.

Evitar o mal: A melhor coisa que podemos ensinar a um filho é evitar o mal, e isso melhora muito a vida dele. Para evitarmos o mal sejamos prudentes.

Quando existe uma identidade de alma, o desejo é muito forte. O desejo se educa, pois ele, muitas vezes, não nos leva a lugares bons.

Procuremos ouvir o que Deus fala ao nosso coração. Felicidade é o que alcançamos com luta. Ninguém é feliz enchendo-se do que não presta. Mandemos embora sentimentos de ódio e ressentimento.

Maria escolheu ficar perto de Jesus, mas para isso foi preciso deixar muitas coisas, inclusive a “cara amarrada” de Marta. Podemos escolher tantas coisas, apreciar palavras sinceras e não desperdiçar nosso tempo. Não gastemos a vida ao lado do que não presta.

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ariele Silva

Saiba como ajudar a Canção Nova