Sorrindo pra vida - 27/05/16

3 atitudes para vencer uma batalha

Deus quer fazer de cada um de nós um guerreiro valente

Alexandre Oliveira, nesta quarta-feira, dia 27 de maio de 2016, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, fala sobre as provas e sofrimentos que enfrentamos em nosso dia a dia.


.: Para adquirir esta edição e outras do programa ‘Sorrindo pra Vida’, acesse a Loja Virtual
.: Receba no celular mensagens de fé e esperança. Envie a palavra VIDA via sms para 46991 – Saiba mais:bit.ly/smsvida

É tempo de voltarmos pra a casa do Pai

Foto: Arquivo/cancaonova.com

Reflexão da Palavra 2 Reis 5, 1-15

“Naamã, general do exército do rei da Síria, gozava de grande prestígio diante de seu amo, e era muito considerado, porque, por meio dele, o Senhor salvou a Síria; era um homem valente, mas leproso. Ora, tendo os sírios feito uma incursão no território de Israel, levaram consigo uma jovem, a qual ficou a serviço da mulher de Naamã.
Ela disse à sua senhora: Ah, se meu amo fosse ter com o profeta que reside em Samaria, ele o curaria da lepra! Ouvindo isso, Naamã foi e contou ao seu soberano o que dissera a jovem israelita. O rei da Síria respondeu-lhe: Vai, que eu enviarei uma carta ao rei de Israel. Naamã partiu com dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez vestes de festa. Levou ao rei de Israel uma carta concebida nestes termos: Ao receberes esta carta, saberás que te mando Naamã, meu servo, para que o cures da lepra.
Tendo lido a missiva, o rei de Israel rasgou as vestes e exclamou: Sou eu porventura um deus, que possa dar a morte ou a vida, para que esse me mande dizer que cure um homem da lepra? Vede bem que ele anda buscando pretextos contra mim. Quando Eliseu, o homem de Deus, soube que o rei tinha rasgado as vestes, mandou-lhe dizer: Por que rasgaste as tuas vestes? Que ele venha a mim, e saberá que há um profeta em Israel. Naamã veio com seu carro e seus cavalos e parou à porta de Eliseu. Este mandou-lhe dizer por um mensageiro: Vai, lava-te sete vezes no Jordão e tua carne ficará limpa. Naamã se foi, despeitado, dizendo: Eu pensava que ele viria em pessoa, e, diante de mim, invocaria o Senhor, seu Deus, poria a mão no lugar infetado e me curaria da lepra.
Porventura os rios de Damasco, o Abana e o Farfar, não são melhores que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles e ficar limpo? E, voltando-se, retirou-se encolerizado. Mas seus servos, aproximando-se dele, disseram-lhe: Meu pai, mesmo que o profeta te tivesse ordenado algo difícil, não o deverias fazer? Quanto mais agora que ele te disse: Lava-te e serás curado. Naamã desceu ao Jordão e banhou-se ali sete vezes, como lhe ordenara o homem de Deus, e sua carne tornou-se tenra como a de uma criança.
Voltando então para o homem de Deus, com toda a sua comitiva, entrou, apresentou-se diante dele e disse: Reconheço que não há outro Deus em toda a terra, senão o de Israel. Aceita este presente do teu servo.”

Um guerreiro temível, poderoso e valente, em hebraico, expressa-se por uma palavra só: “Guibor”. Esse termo quer dizer “guerreiro”, um guerreiro provado. Deus quer e precisa nos provar na vida, no sofrimento e na dor, para assim sermos aprovados e conquistarmos a vitória.
Deus está querendo fazer de cada um de nós um guerreiro valente, que não tem medo e enfrenta o combate.

Não tenha medo da perseguição. Nosso Deus é um “Guibor”. Por isso, mesmo fraco e enfermo diga: “Eu sou um ‘guibor’. Sim, eu sou guerreiro!”.
Quando dizemos que um cão é de caça, não estamos falando de um cão qualquer, de um vira-lata que caça galinhas. Igualmente acontece conosco: o Senhor nos criou para sermos “homens de guerra”. Infelizmente, o mundo nos fez pessoas frágeis, medrosas, inseguras e orgulhosas. O homem de guerra tem todas as armas e ensinamentos para poder realizar a sua missão.
Naamã é o “Guibor” para nós, e nos ensina três atitudes para vencermos a batalha.

Primeiro passo: Desçamos do pedestal. Precisamos nos abrir para sairmos do orgulho.

O exemplo para nós está no versículo 14 de 2 Reis 5: “Então, ele desceu e mergulhou sete vezes no Jordão, conforme o homem de Deus tinha mandado”. Precisamos ser humildes, não orgulhosos. O segredo da felicidade está em depender de Deus. O guerreiro aprende a viver com o necessário.

Segundo passo: Precisamos mergulhar e nos aprofundar nos dons do Espírito Santo.

Mergulhemos nas águas profundas e purifiquemo-nos. Deus deseja que vivamos dessa forma e nos enchamos dos dons de Seu Espírito. O Guibor é humilde e cheio do Espírito de Deus.

Terceiro passo: Voltemo-nos para Deus.

Nós reconhecemos a ação do Senhor em nossa vida. Existe uma morada para todos nós no Céu e na Terra. Na Terra, nossa morada é a Igreja Católica. Olhemos à nossa volta e vejamos quantas pessoas estão lutando para vencer todas as lutas! Precisamos buscar forças em Deus.

O segredo para vivermos bem em todas as situações está em: ler a Palavra de Deus, ir à Missa, pedir perdão a Deus e visitar o Santíssimo Sacramento.

Transcrição e adaptação: Luciano Moreira

Saiba como ajudar a Canção Nova