SORRINDO PRA VIDA - 06/05/2016

Abramos o coração para o Espírito Santo

Os dons do Espírito Santo se manifestam em nós quando abrimos nosso coração para essa graça

Márcio Mendes, nesta sexta-feira, 6, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, convida-nos a abrirmos nosso coração para a manifestação dos dons do Espírito Santo.

A Palavra meditada está em São João 4,13-30:
Jesus respondeu: “Todo o que beber desta água, terá sede de novo; mas quem beber da água que eu darei, nunca mais terá sede, porque a água que eu darei se tornará nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna”. A mulher disse então a Jesus: “Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem tenha de vir aqui tirar água”. Ele lhe disse: “Vai chamar teu marido e volta aqui!” – “Eu não tenho marido”, respondeu a mulher. Ao que Jesus retrucou: “Disseste bem que não tens marido. De fato, tiveste cinco maridos, e o que tens agora não é teu marido. Nisto falaste a verdade”. A mulher lhe disse: “Senhor, vejo que és um profeta! Os nossos pais adoraram sobre esta montanha, mas vós dizeis que em Jerusalém está o lugar em que se deve adorar”. Jesus lhe respondeu: “Mulher, acredita-me: vem a hora em que nem nesta montanha, nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis. Nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus. Mas vem a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade. Estes são os adoradores que o Pai procura. Deus é Espírito, e os que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade”. A mulher disse-lhe: “Eu sei que virá o Messias (isto é, o Cristo); quando ele vier, nos fará conhecer todas as coisas”. Jesus lhe disse: “Sou eu, que estou falando contigo”. Nisto chegaram os discípulos e ficaram admirados ao ver Jesus conversando com uma mulher. Mas ninguém perguntou: “Que procuras?”, nem: “Por que conversas com ela?”. A mulher deixou a sua bilha e foi à cidade, dizendo às pessoas: “Vinde ver um homem que me disse tudo o que eu fiz. Não será ele o Cristo?” Saíram da cidade ao encontro de Jesus.

Abramos o coração para o Espírito Santo

Foto: Arquivo/cancaonova.com

O carisma é um dom do Espírito Santo. Ele é claramente percebido em meio à assembleia, pois o próprio Espírito se revela em nós. Os dons efusos são perceptíveis aos olhos humanos, diferente dos dons infusos, que se manifestam em nosso interior.

Jesus se compadece da nossa dor e dos nossos sofrimentos, por isso, cheio de compaixão com aquela samaritana, Ele iniciou uma conversa com ela. Deus se revela em Cristo por meio do dom de ciência, por isso aquela mulher foi curada e encontrou-se com o Amor. Olhando para ela, Ele revelou a Água que saciou sua sede de vida nova.

O dom de ciência é recebido por Deus e manifestado pelo Espírito Santo. A palavra de ciência traz uma revelação divina, a qual não saberíamos se Ele não nos mostrasse. E por que Ele nos revela por meio de palavras de ciência? Para curar o nosso coração.

Diversas vezes, por nossos apegos, fechamo-nos às novidades do Espírito. O dom de ciência não nos é dado pelo intelecto, mas por nossa abertura de coração ao Senhor, para que o Espírito Santo se manifeste em nós com os carismas.

Esse dom nos é revelado por imagens, sensações ou palavras inspiradas pelo Senhor. Um conhecimento que o Espírito Santo nos mostra sobre eventos passados, presentes ou até mesmo futuro. Muitos podem pensar que isso é adivinhação, porém, o carisma da palavra de ciência é revelado por meio da oração. É Deus falando o que quer por meio de uma pessoa, no momento oportuno.

Quando nos abrimos ao carisma do Espírito Santo, os dons se manifestam em nós. Se permitirmos que Deus adentre nosso coração e toque nosso sagrado, Ele sempre agirá em nossa vida com Seus dons. Que, nessa preparação para Pentecostes, façamos a experiência do Espírito Santo.

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ariele Silva

Saiba como ajudar a Canção Nova