No Programa ‘Sorrindo pra Vida’, Márcio Mendes reflete sobre os gestos de amor que damos aos necessitados.
Na manhã desta terça-feira, 01, Márcio Mendes conta que a nossa partilha será uma defesa muito maior do que todo o dinheiro que ajuntamos. Confira o áudio e a transcrição do programa:
.: Para adquirir esta edição e outras do programa “Sorrindo pra Vida”, acesse a Loja Virtual
.: Receba no celular mensagens de fé e esperança. Envie a palavra VIDA via sms para 46991 – Saiba mais: bit.ly/smsvida
A Palavra meditada hoje está em Eclesiástico 29, 11-18.
“Apesar de tudo, sê magnânimo com o humilhado e não o faças esperar pela esmola. Por causa do mandamento, acode ao pobre e, por causa da sua indigência, não o deixes ir de mãos vazias. Sacrifica o dinheiro por um irmão e amigo, e não o escondas debaixo de uma pedra para ficar inútil. Emprega o teu tesouro segundo os preceitos do Altíssimo, e isto te aproveitará mais do que o ouro. Encerra a tua esmola no coração do pobre, e ela rogará por ti, para te livrar de todo mal. Mais que um escudo forte e uma pesada lança, a esmola combaterá por ti diante do inimigo.”
Esta Palavra mudou meu modo de proceder diante das pessoas que pediam esmolas nas ruas. Eu não as ajudava, até que um dia fiquei chocado com uma palavra de São Vicente de Paulo. Eu julgava o motivo pelo qual me pediam dinheiro, me perguntava se não estava dando dinheiro para que usassem drogas, e essa desculpa me privava de ajudar.
Não sabemos como a pessoa vai usar aquele dinheiro, mas sabemos que ela precisa mais do que nós. Não fechemos o nosso coração, pois ele pode ficar endurecido e impermeável para receber a graça de Deus.
De que forma a oração do pobre acudido chega ao coração de Deus?
Dinheiro não fala, mas o coração de quem recebe sim! “Mais que um escudo forte e uma pesada lança, a esmola combaterá por ti diante do inimigo”.
Apesar das inúmeras justificativas para não ajudar, ajude! Apesar de achar que a pessoa não merece, ajude!
A palavra “magnânimo” quer dizer a pessoa de grande alma, onde Deus cabe. Apesar de tudo, seja de grande alma, de grande coração quando o necessitado precisar. Você merece viver essa experiência de misericórdia!
Se fosse você passando necessidade, gostaria de ser humilhado?
Que a nossa prudência e nossa previdência não nos tornem pessoas mesquinhas, incapazes de compartilhar por medo do que possa nos acontecer amanhã. Porque a nossa partilha será uma defesa muito maior do que todo o dinheiro que ajuntarmos; a nossa caridade subirá diante de Deus como uma súplica e será uma defesa muito maior do que um escudo ou uma lança.
Se formos procurar, sempre encontraremos justificativas para sermos mesquinhos, porque os outros não são perfeitos, porque os outros em algum momento falharam conosco. Então, quando se fala em ter uma alma grande, não se trata apenas de dinheiro, mas se trata também de dinheiro.
A nossa generosidade precisa passar pela partilha concreta das nossas possibilidades, das nossas materialidades, do dinheiro que temos. Não pense que ajudar um necessitado é jogar dinheiro ao vento, ninguém melhor do que nós sabe o quanto custou ajudar.
Trata-se, apesar de tudo, de generosidade; trata de socorrer os outros em sua necessidade. E quais são as maiores necessidades da pessoa humana? É sentir-se importante, reconhecido e valorizado!
O que nos alimenta interiormente? O amor que damos ao próximo! Se amamos o próximo de verdade, não importa se somos ricos ou pobres, as pessoas sempre sentiram a nossa falta, sempre seremos importantes. Porque o que as pessoas mais precisam para se levantar é de um gesto concreto de amor!
Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova
Transcrição e adaptação: Karina Aparecida