ALINE CASASSOLA

Uma juventude ofertada a Deus

Muitos que se lembram da apresentadora do programa “Sorrindo pra Vida” Aline Casassola, missionária da Comunidade Canção Nova, se perguntam: “Por onde ela anda?”

imgo (3)

Hoje, atendendo ao chamado de Deus de fazer discípulos em todas as nações, Aline está na casa de missão da Canção Nova em Toulon, na França. O Clube da Evangelização entrou em contato com a jovem consagrada, que, com alegria, escreve para você, sócio evangelizador, para contar sobre seu chamado vocacional, seu tempo em Cachoeira Paulista e o amor tão expressivo pela obra e pelo sócio evangelizador. Confira:

“Conheci a Comunidade Canção Nova aos 15 anos de idade. Participava ativamente da Igreja na minha paróquia e na Renovação Carismática Católica (RCC) da minha cidade. Eu era muito feliz lá, muito mesmo! Mas depois que vivi minha experiência do primeiro encontro com Jesus e do batismo do Espírito Santo, percebi que precisava cada vez mais me entregar a Deus e ao Seu serviço. As coisas com as quais sonhava e que fazia foram perdendo sentido. Fazia a faculdade dos meus sonhos, mas quanto mais me engajava no serviço de Deus tanto mais eu queria me doar a Ele. Era assim, bem simples e forte, tão forte que ultrapassava minhas conquistas, meus sonhos e amores.

Mas não sabia explicar o que era aquilo que eu estava vivendo, até que recebi oração de três pessoas, em três lugares diferentes e em três momentos completamente diferentes, as quais me disseram: “Aline, Deus está te chamando para fazer parte de uma obra muito grande. Você não tem dimensão nem o entendimento, mas, mesmo que você não entenda, Deus chama você”. Como falei, isso me aconteceu em ocasiões diferentes (com pessoas que não se conheciam e em lugares diferentes) e me perturbou um pouco.

Num primeiro momento entendi: “Deus está me chamando!” e aquele movimento interior, que acontecia em mim, era realmente o começo da luz que se fazia na minha vida para que eu enxergasse o que seria então minha vocação.

Foi quando, numa conversa com um amigo, ele me disse isto: “Aline, você sabia que agora na Igreja existe uma nova maneira de servir a Deus?” e assim ele me apresentou a Comunidade Canção Nova. E eu fui atrás dessa “tal Canção Nova”! Que alegria! Estava em casa! Mas não foi assim tão rápido (risos). Depois que conheci a comunidade precisei esperar até os meus 18 anos para começar o caminho vocacional e nos dois anos e meio de discernimento vocacional comecei realmente a entender tudo o que estava acontecendo. Aprendi a olhar minha história, a fazer a leitura dos fatos, conheci bem mais as realidades dessa obra de Deus e, aos 20 anos, no dia 6 de agosto de 2005, ingressei no pré-discipulado da Comunidade Canção Nova!

Neste ano de 2015, completo meu décimo ano na Canção Nova. Falar tudo o que vivi nessa obra de Deus é quase impossível, mas o que trago de mais concreto para partilhar com você é que se eu precisasse viver tudo de novo, o viveria com a mesma alegria de ter oferecido minha juventude a Deus.

Morei em Cachoeira Paulista por 9 anos e confesso que foi um privilégio. Conheci e conheço pessoas que sonham em morar neste “pedacinho do céu”. E realmente o é! A sede da nossa comunidade é um lugar privilegiado para encontrar Deus, seja pelas pessoas, seja pelos lugares de oração, bem como pela linda paisagem da Chácara de Santa Cruz! Era a minha casa. Nós aprendemos como missionários que, no lugar em que nós estamos, é a nossa casa.

No tempo em que morei em Cachoeira Paulista, trabalhei durante 6 anos no projeto “Dai-me Almas”, departamento que cuida especialmente de transmitir ao sócio como sua doação é aplicada e os frutos do trabalho de evangelização feito pela Fundação João Paulo II [mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação].

Trabalhar neste local me permitiu conhecer de perto a vida dos nossos sócios evangelizadores: quem são, como vivem, suas histórias e entender que a Canção Nova é somente um instrumento que Deus se utiliza para estar mais perto dos Seus filhos. Quanto mais conhecia esta realidade tanto mais entendia que fui chamada por Deus por causa de um povo. Um povo que precisa do seu Deus.

Sei que, nesse tempo, muitos criaram um carinho por mim, e por estar todos os dias em contato com os sócios, eles mesmos me ensinaram que não era o meu sorriso que os cativava, mas sim Deus por intermédio do meu sorriso. Não eram as minhas palavras, mas sim “Aline, Deus falou comigo por intermédio de você”. E esta mesma experiência me fazia amar ainda mais missão da Canção Nova. Vi pessoas sendo transformadas. Testemunhei o nascimento de homens novos para um mundo novo!

Ao sócio evangelizador dirijo-me dizendo-lhe “muito obrigada”! Rezo todos os dias por você. Não rezo para que você não deixe de colaborar com essa obra, mas sim para que você não deixe de realizar sua missão e vocação de sócio evangelizador! O projeto “Dai-me Almas” não é um projeto de arrecadação de dinheiro, é um projeto de arrecadação de almas. Nosso trabalho é o resgate de almas para Deus! Sim, dai-nos as almas e ficamos com o resto.

Aline Casassola
Missionária da Comunidade Canção Nova

Junte-se a nós na missão de resgatar almas para Deus, seja um sócio evangelizador.