SPV_280509

Existe dentro de nós uma força infinita de amor

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta quinta-feira, dia 28 de maio.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em:
Ezequiel 36,25-28.

Luzia Santiago Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida

Quantas vezes nós olhamos para a nossa história, para o nosso passado e vimos tantas coisas boas que nos aconteceram: a nossa família, as boas lembranças da nossa infância, as pessoas que conhecemos, a saudade de nossos parentes que iam nos visitar, a saudade dos amigos que moravam na mesma rua, e até das épocas de dificuldade em que não tínhamos muita coisa, mas éramos felizes. Sentimos alegria só de lembrar desses fatos e pessoas.

Mas, muitas vezes, olhamos para o nosso passado e se pudéssemos apagaríamos algumas coisas. E embora nós aprendemos com esses fatos, eles deixaram um gosto amargo dentro de nós. Mas Deus, que vê as marcas que ficaram no nosso coração, porque nos conhece e sabe o que nos marcou profundamente, trabalha em nosso coração para reavivar as coisas boas. E o Espírito Santo também trabalha no nosso interior para dissolver as marcas ruins. Por isso a Palavra de Deus nos diz: “Eu derramarei sobre vós águas puras” (Ezequiel 36, 25a). Porque o Todo-poderoso tem o poder de lavar o nosso coração e deixar só o que é puro, só o que é bom.

Será que vamos esquecer as coisas ruins que aconteceram no nosso passado? Esquecê-las nós não vamos, mas o Espírito Santo nos cura, para que quando nos lembrarmos delas, elas já não tenham mais o poder de nos machucar como um dia nos machucaram. E como Ele faz isso? Derramando a água pura que lava a nossa alma. É o Espírito Santo Paráclito quem purifica o nosso coração, porque tudo aquilo que fica muito tempo na nossa lembrança, fica também impregnado no nosso espírito, no nosso coração.

E Deus nos diz: “Dar-vos-ei um novo coração e em vós porei um espírito novo; tirar-vos-ei do peito o coração de pedra e dar-vos-ei um coração de carne” (Ezequiel 36, 26), que de tanto ser ferido foi se fechando, que de tanto ser traído foi se fechando para o amor. Todos nós precisamos amar e precisamos de amor, no momento em que paramos de amar, começamos a morrer. E se não aprendemos a olhar para as coisas boas e a reagir de maneira positiva a essas “pancadas” que todo o mundo toma na vida, corremos o risco de termos o coração fechado para o amor. A pessoa que foi traída tem dificuldade em acreditar novamente; é difícil de nos abrir ao amor depois de termos sido decepcionados pela pessoa que amávamos. Assim, o nosso coração vai se transformando em pedra. Mas o Senhor, que nos ama, nos diz: “Eu vou retirar do seu corpo o seu coração de pedra e colocar dentro de você um coração de carne, colocarei dentro de você o meu Espírito e farei com que você ande no amor”.

Essa é a promessa de Deus para nós hoje. A Palavra de Deus nos ensina que o Espírito Santo é poder, pois é Espírito de amor, Ele transforma por fora e por dentro também, Ele tem o poder de fazer com que observemos fielmente a lei de Deus, que é amor.

O Espírito Santo é Espírito de amor, Ele renova, em nosso coração, a nossa aliança com Deus e faz acontecer em nós uma vida nova. Quando Ele entra na nossa vida o que acontece é uma mudança tão radical, que não existe outra palavra para dizermos, a não ser esta: “Eu nasci de novo”!

Quando o Espírito Santo entra no nosso coração Ele nos mostra que estávamos andando à beira do abismo da morte e nos traz novamente à vida. O Senhor está nos dizendo que Ele vai nos conduzir pelo amor, Ele escreve a Sua lei nos nossos corações por meio do Espírito Santo. Esta lei é o amor que foi derramado em nossos corações por Ele [Espírito Santo], que nos foi dado no nosso batismo. Então existe dentro de nós uma força infinita de amor, uma capacidade infinita de amar. Porque nos nossos corações não há só amor humano, mas amor divino.

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

Blog do Márcio Mendes