D. Roberto Gomes Guimarães

Canção Nova em Campos - RJ

A Igreja há de sempre ser missionária, e não podemos negar o mandamento que Jesus– seu esposo– nos deixou:
“Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho”.

O Evangelho não é apenas um ensinamento, é acima de tudo Alguém – a Boa Nova direcionada para a pessoa de Jesus Cristo.

E quando descobrimos a Pessoa fascinante que Jesus Cristo é, não dá para calar-se. Assim agiram os Apóstolos, dizendo: “Não podemos deixar de falar!”. E esse espírito missionário precisa ser vivo na Igreja.

Santa Teresinha diz que “amar é dar-se sem medida; quem ama não sabe calcular”. Quando amamos Jesus – a Boa Nova anunciada pelos anjos no Natal, não há como nos silenciar.

É preciso anunciar essa Boa Nova, esse Jesus que vem no Natal com uma aparência simples, mas que esconde na manjedoura a Sua Majestade.

Jesus reveste-se de nossa fragilidade para mostrar Seu Amor para conosco.

Que tenhamos um amor fascinante por Jesus. E essa manifestação do Amor de Jesus precisa ser retribuído através do nosso espírito missionário. Buscando até mesmo ser como Nossa Senhora: foi Ela quem divulgou Jesus por toda a parte – aí está o ardor missionário.

E o Natal nos leva a possuir esse ardor missionário. Não podemos pensar nesse ardor de uma forma pessoal, para o próprio êxito, mas é preciso partilhar.

Conforme a 1ª Leitura, “O cetro não será tirado de Judá nem o bastão de comando de entre seus pés, até que venha aquele a quem pertencem e a quem obedecerão os povos” (Gn 49, 10), o autor está referindo-se a Jesus, que virá. E o Evangelho de Mateus, que narra a Genealogia de Jesus, quer mostrar a riqueza do Amor de Deus: essa narrativa é tão detalhada porque Deus nos ama de tal forma, a ponto de mostrar-nos que também pertence a uma raça humana como nós, menos no pecado.

Apesar de toda fraqueza que Jesus assume conscientemente, Ele a assume com um gesto de misericórdia para conosco, sem perder a condição de Senhor Absoluto.

É o Amor que permite tudo isso!
Ele conquistou toda a humanidade ao derramar Seu sangue na Cruz, sabendo que somente na humilhação Ele venceria o pecado, pois na raiz de todo o pecado está o orgulho. E Jesus o venceu fazendo o oposto do pecado, por amor.

Diante dessa grandeza de Jesus, não podemos calar a nossa voz, por isso devemos aprender com nossos irmãos da Comunidade Canção Nova, para que tenhamos o mesmo ardor, para que Jesus se torne mais conhecido e mais amado.

Precisamos abraçar essa obra com muita alegria!
Que sejamos os anunciadores da Boa Nova, que é o próprio Jesus!

D. Roberto Gomes Guimarães
Bispo de Campos – RJ