A sabedoria divina orienta nossa vida quando nos deixamos ser conduzidos por ela
Márcio Mendes, na manhã desta sexta-feira, dia 25 de novembro de 2016, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, medita sobre a sabedoria que vem do alto, a qual nos faz ter atitudes de generosidade com nossos irmãos.
.: Para assistir a esta edição e outras do programa ‘Sorrindo pra Vida’, acesse a Canção Nova Play
.: Receba no celular mensagens de fé e esperança. Envie a palavra VIDA via sms para 46991 – Saiba mais:bit.ly/smsvida
Frase do Papa Francisco:
“Suportai com paciência a fraqueza do próximo.”
A Palavra meditada está em Eclesiástico 37,20-27:
“Antes de qualquer tarefa, vem a palavra verdadeira; antes de cada ação, a decisão firme. A raiz das decisões é o coração, e dele brotam quatro ramos: o bem e o mal, a vida e a morte; mas quem os domina é sempre a língua. Há quem seja hábil para instruir a muitos, mas para si mesmo é inútil. Há quem fale com sofismas e se torna detestável: de todo banquete ficará excluído. Não lhe foi dada a graça pelo Senhor, pois está totalmente desprovido de sabedoria. Há quem seja sábio para si mesmo, e o fruto do seu bom senso está com ele. Quem é sábio instrui o povo, e os frutos do seu bom senso são confiáveis. O sábio será cumulado de bênçãos, e todos os que o virem o declararão feliz.”
Como é bom quando as pessoas nos olham e enxergam bênçãos! Um coração sábio é um dom de Deus, mas também uma construção pessoal. Todos nós nascemos com o potencial da sabedoria, mas muitos preferem continuar com inteligência fraca.
Dentro de nós há um lado ignorante e um extraordinário. Tornarmo-nos pessoas sábias exigirá de nós atitude. Quais são nossas atividades para hoje? Busquemos em tudo agir com sabedoria. Quando estamos em comunhão com Deus, nossas atitudes são inspiradas por Ele.
O coração é a raiz de todas as decisões. Tudo o que escolhemos leva-nos para a vida ou para a morte. De um coração saudável só saem coisas boas.
Acostumemos nosso coração ao bem e tornemos o bem algo desejável. Talvez seu gesto carinhoso seja a única coisa que uma pessoa receberá na vida. Entendamos que para todo bem que fazemos há uma recompensa, mas nem sempre essa recompensa virá em forma de dinheiro, mas sempre virá.
Ser sábio é agir com bom coração, sendo verdadeiro e bondoso. Quem caminha na mentira é o primeiro a ser enganado. Sabedoria tem a ver com verdade. Sejamos verdadeiros e bons! Ninguém quer por perto pessoas vazias, não sejamos aquilo que não queremos dos outros.
Quando somos verdadeiros, a sabedoria produz frutos em nossa vida. Ganhemos o respeito das pessoas e nos amar. O que fazemos de bom, Deus não deixa se perder.
O Senhor é sempre bom conosco. Reaja a aspereza do outro com a bondade! Enfrentemos as dificuldades com generosidade. Ser generoso é ir logo ao encontro dos problemas.
O que é generosidade? É ajudar de imediato. Há pessoas que ajudam por obrigação, mas a pessoa generosa ajuda na hora, no momento. Ser generoso é ir logo ao encontro do problema e resolver algo para o bem.
Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova
Transcrição e adaptação: Ariele Silva