Sorrindo pra Vida - 15/08/2014

O amor faz com que a espera seja agradável

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 15 de agosto de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em Romanos 5,5-8:
A esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Com efeito, quando éramos ainda fracos, foi então, no devido tempo, que Cristo morreu pelos ímpios. Dificilmente alguém morrerá por um justo; por uma pessoa muito boa, talvez alguém se anime a morrer. Pois bem, a prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós quando éramos ainda pecadores.

“Quando esperamos no tempo, nas pessoas, nas coisas, isso tudo nos decepciona, mas em Deus jamais seremos decepcionados”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida

Se esperarmos em Deus, não nos decepcionaremos. Quando esperamos no tempo, nas pessoas, nas coisas, isso tudo nos frustra, mas em Deus jamais seremos decepcionados.

Deus honra aquele que n’Ele confia. Esperar é saber que Ele nos atenderá e que o melhor ainda virá. Queremos que determinadas coisas caminhem conforme nossos passos, mas temos de aguardar no Senhor com alegria e esperança, porque Seu amor foi derramado em nosso coração. O tempo da fraqueza é a falta de fé, uma fé que se torna limitada e vacilante.

A prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós quando ainda estávamos perdidos nas coisas imprestáveis da vida. Não deixamos de ser pecadores, porém não vivemos para o pecado, mas para Deus. A nossa luta contra o pecado é diária.

Quem dará confiança ao nosso coração? Onde está essa esperança que não decepciona? A espera não é fácil, ainda mais quando não sabemos como viver esse tempo. Deus não apressa o tempo d’Ele para colocá-lo no ritmo que desejamos. Confiamos no Pai, porque Seu amor foi derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.

O segredo para aprendermos a esperar é a experiência que temos com o Espírito Santo. Precisamos provar e sentir o amor pelo Espírito de Deus. O fato de algumas pessoas não sentirem o amor do Pai, não significa que Ele não as ame, mas que falta a elas a experiência concreta com esse amor.

Nos momentos de dores em nossa vida, clamemos o Espírito Santo de Deus. A espera é o aguardo da transformação daquilo que acontecerá, e é Seu Santo Espírito quem nos ajudará nesta espera e nos dará a certeza de que aquilo que virá é bom. Se a vida estiver dura, chame o Espírito Santo, pois Ele nos colocará em pé.

O Paráclito levanta quem está caído, recupera quem se perdeu, torna novo o que é velho. Podemos estar desgastados pelo tempo, mas quando clamamos esse Espírito, somos transformados interiormente. Nosso exterior se desgasta com o tempo, mas a alma cheia do Espírito Santo sempre é jovem; nosso coração precisa ser jovem.

Ao carregar em Si nossas dores, o Senhor transforma as durezas da nossa vida. Ele não tira nossos problemas, e sim nos ajuda a carregá-los. A cruz também são nossos problemas, e Cristo nos pede que peguemos nossa cruz e nos coloquemos a segui-Lo.

Deus nos ajuda a carregar nosso peso; então, ajudemos aqueles que estão ao nosso lado a carregar o peso deles.

Quantas pessoas ao nosso redor estão doentes do corpo, da alma e do coração! Quando Cristo não está em nossa vida, ficamos doentes no físico e no espírito. O único lugar que alivia o peso de nossos fardos é o colo de Jesus. Não há como ser cristão sem amor e partilha, pois um coração que espera em Deus é aberto às necessidades do próximo.

A nossa parte é confiar e rezar a Deus por nossos irmãos. Que tenhamos alegria nas vitórias daqueles que amamos. Se por amor ao Senhor buscarmos a vontade d’Ele, tudo o que Ele nos prometeu será dado. O maior desejo de Jesus é que cuidemos uns dos outros. Esperemos com fé e confiança n’Aquele que tudo pode.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ariele Silva