Dica de saúde

Osteoporose: veja como poupar o cálcio dos seus ossos

As mulheres ficam preocupadas em consumir muito cálcio pensando que, assim, poderão prevenir a tão temida osteoporose, mas se esquecem de que não basta colocar esse cálcio no organismo. Ele tem que ir para o lugar certo, para os ossos. E para isso acontecer corretamente é necessário magnésio, o maestro dos minerais, vitamina D e mais vinte e quatro nutrientes!

Depois que esse cálcio se fixar nos ossos, é preciso evitar sua perda desnecessária. Existem várias maneiras de fazer isso. A primeira delas é não consumindo bebidas gasosas nem água gasosa, pois esse gás “rouba” o cálcio dos ossos. Tem também as bebidas à base de cafeína – incluindo o nosso tão apreciado cafezinho -, alguns chás e bebidas em geral que nos fazem ter essa perda de cálcio.

Arquivo

Outro “veneno” que ajuda na perda do cálcio é o sal, que nos faz eliminá-lo por meio da urina. Há ainda outra forma muito importante e que quase ninguém fala, é quando tornamos nosso sangue ácido (isso se chama ACIDOSE METABÓLICA). Isso pode acontecer por causa de algumas doenças, mas também o que comemos interfere diretamente na acidez (ou não) do nosso sangue.

Uma alimentação contendo muita proteína de origem animal faz isso. E não confunda essa acidose metabólica com a ingestão de alimentos ácidos, pois o limão pode ser “ácido”, mas alcaliniza nosso sangue.

A seguir, vou listar os alimentos e os medicamentos que mais nos prejudicam por ordem decrescente de importância: sal, que é o pior de todos; cerveja, que além de ser prejudicial contém glúten; açúcar, antibióticos, queijos processados, sorvetes, carne de vaca, lagosta, farinha branca, frituras, óleo de semente de algodão, soja e aspartame.

Você deve estar se perguntando: “Como fazer já que esses alimentos são tão comuns em nosso dia-a-dia?” A resposta é comer bastante dos alimentos que fazem o efeito contrário, isto é, os que alcalinizam nosso sangue: muitas folhas verdes escuras, muitos legumes e muitas frutas. Lembre-se, você pode até comer coisas da primeira lista, mas deve equilibrar com alimentos da segunda.

Saiba que um dos nutrientes mais importantes em todo esse processo de fixar o cálcio nos ossos é a vitamina D, carente em grande parte da nossa população. Para vocês terem uma ideia, de cada 100 pacientes que vêm ao consultório, 80 estão com seus níveis de vitamina D baixos. Mas sobre esse assunto vou falar no próximo artigo. Até lá!

Dra. Gisela Savioli

Nutricionista clínica/escritora

Apresentadora do Programa Mais Saúde – ao vivo – de 2ª a 6ª, a partir das 12h na Rádio Canção Nova e todas as 6ª feiras, às 13h na TV Canção Nova .

Veja outras dicas da Dra. Gisela:
Suco de Couve
Mantenha a boa saúde no inverno.
Ovo: amigo ou inimigo?

Evangelize conosco:

Adquira Livros da Dra. Gisela

Veja vídeos do Programa Mais Saúde

Boleto Bancário

Débito Automático

Conheça outras formas de contribuição