Ouça:
OBS.: Se o áudio estiver baixo para você, aumente o som do computador.
Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.
A Palavra meditada hoje está em Eclesiástico 37, 20-27 .
20.Antes de qualquer tarefa, vem a palavra verdadeira; antes de cada ação, a decisão firme.
21.A raiz das decisões é o coração, e dele se originam quatro coisas:
21.o bem e o mal, a vida e a morte; mas quem os domina é sempre a língua.
22.Há quem seja hábil para instruir a muitos, mas para si mesmo é inútil.
23.Há quem fale com sofismas e se torna detestável: de todo banquete ficará excluído.
24.Não lhe foi dada a graça pelo Senhor, pois está totalmente desprovido de sabedoria.
25.Há quem seja sábio para si mesmo, e o fruto do seu bom senso está com ele.
26.Quem é sábio instrui o povo, e os frutos do seu bom senso são confiáveis.
27.O sábio será cumulado de bênçãos, e todos os que o virem o declararão feliz.
A Palavra de Deus nos manda pensar antes de agir. Quando se diz palavra verdadeira, significa a palavra de alguém que nos oriente. Que alguém, sábio, nos aconselhe antes de tomarmos decisões. Uma coisa que eu sempre faço, quando termino de escrever um livro, é distribuí-lo a diferentes tipos de pessoas, porque as vou ouvindo e colhendo o que têm a dizer; e eu digo: É difícil ouvir críticas, correção! Mas, ao mesmo tempo, como é bom ouvi-las sobre o que você fez, purificar seu trabalho! É fácil? Não, porque, muitas vezes, você vai ter que refazê-lo, mas isso é louvável, pois seu trabalho terá muito mais qualidade. Feliz quem tem humildade em escutar os outros.
Nós nos enganamos em muitas atividades do nosso dia, por vezes, ao chegar ao final dele concluímos que não fizemos nada; é importante ter um dia frutuoso e não enganoso, sem frutos. Se vamos começar alguma coisa, primeiro é preciso saber o que queremos. Decisão firme. Não dá para ver o futuro, mas podemos avaliar nosso passado, e a partir dele projetarmos o nosso futuro. A decisão é nossa, por isso somos livres. Deus nos deixa decidir.
É preciso tomarmos decisões firmes antes de agir, saber o que queremos e querer o que sabemos. Queira de verdade, é preciso aprender a discernir, separar o que é bom do que é ruim. Se Deus não nos iluminar não chegaremos à conclusão nenhuma. Quando se cata feijão, derrama-o sobre a mesa e separa-se pedras, grãos de areia do que é o feijão de fato. Na nossa vida também deve ser assim, é preciso separar o que é bom do que é ruim, aprender também a escolher entre coisas boas. De forma a discernir qual a vontade de Deus para nossa vida.
Discernir não é fácil, não é tão simples assim. Existe um tipo de discernimento mais fino que as pessoas precisam fazer entre coisas boas, mas ele só pode ser feito pelo Espírito Santo. O que o discernimento nos dá? Determinação. É diferente quando você sabe aonde quer chegar, até conhece os perigos, isso provém da segurança quando o Espírito Santo nos revela o que é melhor para nós. A Palava de Deus, meditada hoje, no versículo 21 diz: “A raiz das decisões é o coração e dele se originam quatro coisas: o bem e o mal, a vida e a morte. Por isso é preciso curar o coração”. Aonde nos leva um coração sem equilíbrio? Você já tomou decisões com raiva? Decisões baseadas no seu ciúme? Aonde essa decisão o levou? Um coração ferido nos leva ao erro.
No versículo 21 da passagem bíblica meditada hoje está escrito: “[…] mas quem os domina é sempre a língua”. É ela quem determina, ela manifesta o que o coração já decidiu, porém, é vida e palavra. Só é possível ensinar quem fez isso consigo mesmo. É tão bom estar perto de pessoas cujas partilhas nos fazem bem, porque essas pessoas são agradáveis, úteis; por outro lado, é terrível estar perto de uma pessoa cujas palavras são vazias, que fala apenas da vida alheia e faz críticas mesquinhas. Nós nos sentimos mal diante daquilo que escutamos de pessoas assim, que estão destinadas à solidão.
Mas existe um outro tipo de decisão, de pessoas sensatas, confiáveis, felizes e coerentes. A diferença entre essas pessoas é o coração, são os afetos delas. Pode ser a pessoa mais inteligente do mundo, inteligência é diferente de sabedoria. O coração afetado nos leva ao erro, mas um coração curado nos conduz à sabedoria.
E qual o segredo para termos um coração curado? A cura interior é graça dada por Deus, é preciso chegar-se a Deus Pai, voltar-se para Ele.
Quer equilíbrio interior? Recorra ao Espírito Santo.
Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova
Assista à primeira parte do programa:
.: Confira o restante do programa no Youtube
.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular
.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’
.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone
Posts Relacionados