Sorrindo pra Vida - 26/01/2011

Para alcançar a graça é preciso vencer alguns obstáculos

Mensagem de Alexandre de Oliveira no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, nesta terça-feira, dia 26 de janeiro de 2011.

Ouça:

A Palavra do Evangelho Mateus 15, 21-28

Em nossa caminhada de fé, muitas vezes, como na passagem bíblica meditada hoje, encontramos situações que desafiam a nossa perseverança e provam a nossa fé.

Alexandre de Oliveira no “Sorrindo pra Vida”
Foto: Wesley Almeida/CN

Na passagem bíblica de Mateus 15,21-28, encontramos um grande desafio enfrentado pela mulher cananeia, originária da região pagã entre Tiro e Sidônia, ao clamar insistentemente pelo socorro de Jesus, pois ela queria a libertação de sua filha, que estava enferma espiritualmente. Para alcançar o milagre de que ela necessitava, percebemos alguns obstáculos que ela teve de vencer. Dentre os quais ela teve de vencer o silêncio de Jesus diante do seu apelo. Ela vinha ao longo do caminho gritando pelo auxílio do Senhor e como resposta ela obteve apenas o silêncio d’Ele. Contudo, ela não se deteve, mesmo com a aparente indiferença do Senhor e, insistentemente, gritava por socorro; não para si, mas para a filha.

Muitas pessoas também vivem situações semelhantes a dessa mulher, insistindo, por um longo tempo, no pedido de cura e libertação dos vícios e de outros males. E a lição que fica da mulher cananeia para cada um de nós é a perseverança dela, pois esta não se deteve com o aparente silêncio do Senhor.

Outro obstáculo superado por essa mulher foi a censura dos discípulos. Sem entender a realidade pela qual ela passava, eles ficaram incomodados com a insistência dela. No entanto, as pressões dos discípulos não foram suficientes o bastante para calar o seu desejo de ver a filha curada.

Situações idênticas também vivemos quando, em meio aos nossos problemas e dificuldades, temos como resposta atitudes opressoras que tentam minimizar o nosso sofrimento. Muitas pessoas tentam nos mostrar que nosso padecimento é pequeno e que não vale a pena perder tempo com ele. Dessa forma, elas tentam minimizar nossa dor, como fizeram os discípulos de Jesus ao tentarem fazer com que a cananeia se calasse; como se o sofrimento dela não fosse forte o bastante para incomodar o Senhor.

Um terceiro obstáculo que aquela mulher teve de vencer foi seu o orgulho. Ela se humilha ao se prostrar diante dos pés de Cristo, d’Aquele mesmo Senhor que momentos antes silenciava diante dos seus apelos e que, aparentemente, não se incomodava com a censura de Seus discípulos. E ainda assim, a resposta que ela obteve de Jesus foi: “Não convém jogar aos cachorrinhos o pão dos filhos” (Mt 15, 26b).

Mas mais surpreendente não foi a resposta de Jesus para alguém que sofria, mas a resposta da mulher diante da afirmação de Cristo: “Certamente, Senhor, mas os cachorrinhos ao menos comem as migalhas que caem da mesa de seus donos” (idem 15,27). Isso, em outras palavras, significa que o que, para ela, era algo impossível de alcançar, para Jesus era apenas uma migalha.

A solução para a difícil situação pela qual estamos passando está na oração. Temos que trazer no coração a certeza de que o Senhor pode muito mais. Então, no seu sofrimento, não fixe seu olhar nas dores, mas naquilo que Deus pode realizar.

O Senhor conhece as nossas dificuldades e sofrimentos. Só Deus sabe realmente o peso de uma oração.

O convite para nós é de não pararmos nas dores ou tribulações, mas de buscarmos as nossas convicções no legado de nossa fé.

Alexandre de Oliveira
Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação por Dado Moura