SPV_220509

Ter fé é ver o invisível

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta sexta-feira, dia 22 de maio.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em:
Lucas 18,1-14 .

Luzia Santiago Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida

Nós cremos no poder da oração e que, através dela, tudo pode ser mudado. Mas descobrimos uma coisa muito importante: é sempre possível aprender a orar, porque a oração é o pão nosso de cada dia. A oração de ontem, foi para ontem; hoje, serve para hoje. A oração que rezávamos há muito tempo já não nos alimenta mais, porque crescemos.

Jesus contou às pessoas parábolas para lhes ensinar, para mostrar-lhes a necessidade de orar sempre sem nunca desistir. Qual é a característica da oração? Ela é perseverante. O homem de oração não desiste jamais, a mulher de oração não esmorece e o seu coração está sempre em oração. Quanto mais oramos, mais o nosso coração se fortalece. O verdadeiro orante nunca desiste e obterá a graça que suplica.

.: Ouça a mensagem

Para alguns que confiavam no seu próprio poder de oração, Jesus contou a parábola do fariseu que rezava de pé e do publicano de joelhos que pedia compaixão.

A nossa oração precisa ser humilde e perseverante.“É Jesus quem está falando: “O Pai lhes fará justiça bem depressa.” A você que hoje está orando, eu quero proclamar esta Palavra, porque o Senhor vai fazer justiça bem depressa. Coloque a sua confiança no Senhor e tenha fé em Deus, porque a oração perseverante brota da fé e uma pessoa só desiste quando não acredita mais.

Ter fé é ver o invisível. Quando acreditamos de verdade, nós vemos aquilo que está fora do alcance dos outros e a fé não nos deixa desistir e nos leva até o fim.

O Pai vos fará justiça bem depressa, Ele vos socorrerá em todas as situações. Mas Jesus pergunta: “Quando o Filho do homem vier, Ele vai encontrar fé sobre a terra?”

É preciso rezar sempre sem esmorecimento, com a paciência da fé diante das demoras de Deus, porque, muitas vezes, o que pedimos não vem no tempo que queremos e, diante desta situação, como responder? Espera no Senhor!

São Basílio Magno nos ensina algumas coisas: “A graça de Deus está sempre ao nosso alcance, para nos abrir as graças que Ele já nos deu. ‘Pedes e não o recebe, é porque a sua oração foi mau feita ou sem fé’”. A falta de fé é um obstáculo para recebermos de Deus aquilo que nós tanto desejamos.

Quando acreditamos, colocamos o coração na nossa oração e até sofremos ao orar e esperar. Por isso, a Palavra diz: “Sofre as demoras do Senhor”

São Basílio dizia também: “Pedes e não o recebe, é porque a sua oração foi mal feita ou sem fé” e também falava: “Foi feita sem desejo”. Pedia aquilo que precisava, mas sem querer de verdade. Como assim sem querer? Às vezes, para nos proteger da decepção, queremos não querendo, porque, se não der, não queríamos mesmo. Não é assim que acontece com as crianças. Às vezes, rezamos desse jeito, o coração deseja sem desejar para não correr o risco de se frustrar.

Lance-se no Senhor, não tenha medo de querer, abra o coração e peça largamente e Deus lhe dará. São Basílio dizia que muitas coisas que nós pedimos vai de encontro à nossa perdição. Então, nesta hora, Deus intervém e não nos dá, mas isso é a nosso favor.

De todas as coisas que foram ditas, o que mais nos afeta é esta: a nossa falta de perseverança. Precisamos perseverar na oração, porque a nossa fé aumenta, nossos olhos se abrem e passamos a pedir aquilo que é para a nossa salvação.

Quando eu tomo a decisão de ser inteiramente de Deus, eu aprendo a orar, porque a fé é uma entrega confiante e incondicional, acima daquilo que nós sentimos e compreendemos.

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

Blog do Márcio Mendes