A BÍBLIA NO MEU DIA A DIA

Participar é muito mais que observar

A Palavra de Deus é viva e dinâmica e está sempre pronta para nos alimentar. Porém, nem sempre vamos direto a essa fonte de ensinamentos, que é a Bíblia. Por diversas vezes as pessoas testemunham a eficácia da Palavra, que veio para elas no tempo certo e na hora exata em que mais precisavam. Deus tem uma palavra certeira para você. Neste mês de março vamos meditar sobre o Evangelho de Marcos 3,1-6, leia esse texto na sua Bíblia, ter o contato e a experiência direta com a Palavra é fundamental.

20032015_Texto Padre Fabrício_Clube da Evangelizacao

Foto: Arquivo CN – cancaonova.com

 

Jesus estava na sinagoga num dia de sábado, e ali havia um grupo de pessoas somente para observar o que o Senhor faria. O grupo dos observadores, pessoas que não se envolvem, que não vivenciam a experiência do momento, mas ficam como meros observadores.  Nossas casas, igrejas e comunidades podem estar cheias de pessoas assim, que se colocam à margem dos acontecimentos e passam a ser apenas observadoras dos acontecimentos. Um jeito covarde de viver e de não se envolver com nada e com ninguém.

O homem da mão seca foi curado, isso não era algo impossível para Jesus, entretanto, quando Ele olha ao redor só consegue enxergar naquelas pessoas a dureza dos seus corações. Corações endurecidos e treinados para somente observar e criticar, mas incapazes de se abrirem a novas experiências. Na verdade, eles perderam a grande oportunidade de ser curados e transformados pela graça divina.

Quando reduzimos nossa existência a uma postura de observação, a vida vai escapando de cada um de nós e vamos perdendo oportunidades infinitas de cura e crescimento. Quando Jesus pede àquele homem da mão seca: “Estende a mão” , Ele já havia entrado naquele coração; diferentemente do que fizera com o grupo dos observadores, cuja dureza do coração de cada um deles impediu que outros milagres e conversões acontecessem.

A vida é dinâmica, e nós devemos participar de forma ativa dessa realidade, somos chamados ao centro da nossa existência para ali sermos, por Jesus, curados das nossas enfermidades. Não fique como um mero telespectador da vida, mas seja um ativo participante de tudo aquilo que a vida lhe trouxer! Muitos estão endurecidos no coração porque adotaram essa postura de apenas observar o que acontece, mas hoje Jesus está lhe dizendo, com clareza: “Vem para o meio e participe da sua história!”

Que uma provocação da parte de Deus o possa colocar em prontidão para romper com todo o comodismo e conformismo que o paralisa e endurece o coração. Olhe ao seu redor e veja de quantas situações concretas você pode participar ativamente.

Padre Fabrício Andrade
Membro da Comunidade Canção Nova
Confira mais textos do Padre Fabrício:
Ano Novo: limpos no coração e na alma
Dar tempo já é amar
Para uma multidão de problemas
Para colhermos bons frutos entre nós