SPV 27/0606

Onde você está sendo podado?

A Palavra está no Evangelho de São João 15:1:

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará; e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto. Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim será lançado fora, como o ramo. Ele secará e hão de ajuntá-lo e lançá-lo ao fogo, e queimar-se-á. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, para que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos. Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor.”

Na hora da poda parece que a gente seca. Nessa hora, secamos aparentemente. Qual é a poda que você está vivendo hoje? Talvez você não a entenda, mas diante dela, você está vivendo um mistério dos desígnios de Deus.

Estive em uma plantação de parreiras, e lá uma senhora me explicou como se faz para podá-las. Ela as poda com alicate, e quando corta o galho, escorre um líquido das parreiras. Nesse momento é como se elas chorassem. Quando você as poda parece que ficam no toco, mas depois, na hora da colheita, elas ficam irreconhecíveis.

Tem gente que na hora da poda se revolta e se afasta de Deus; outros são fiéis e permanecem n’Ele, esperando n’Ele.

O amor do pai para um filho não tem preço. Se nós que amamos em nossa humanidade, imagine o amor de Deus. As podas doem, mas elas só acontecem para que possamos dar frutos, como as parreiras.

Talvez você possa estar vivendo alguma poda agora. Pode ser que alguém que você ame tenha morrido. Talvez tenha perdido o seu emprego. Padre Léo está vivendo uma grande poda, e em nenhum momento ele murmura.

Não espere entender o momento de poda, apenas o viva. O salmista fala: “Onde está Deus?” Como o clamor do Papa Bento XVI, que também fez esta pergunta em sua visita a Auschwitz, e foi mal-interpretado pela mídia e por muitos fiéis. Contudo, o Santo Padre não estava murmurando ou duvidando da presença do Senhor em todas as circunstâncias. Como explica o professor Felipe Aquino, na verdade, o Papa fazia apenas uma reflexão filosófica, que, infelizmente, não foi entendida por todos. Pois foram perguntas “retóricas”, usadas pelos pregadores para despertar o interesse do ouvinte e motivá-lo a encontrar a resposta para os fatos; nunca por falta de fé.

Precisamos dar uma arrancada na campanha, hoje é dia 27, e estão nos faltando 35%! Você pode fazer a transferência bancária ou um depósito. Ajude-nos a atingir a meta, precisamos da sua contribuição. Nós temos uma multidão de pessoas cadastradas como sócias, mas agora precisam ser fiéis. A Canção Nova tem uma grande importância para o povo de Deus, pois lhes faz muito bem. Nós estamos com muitas dificuldades, estamos ousando evangelizar, mas se nós ousamos, você também precisa ousar para que continuemos nossa missão.

Diácono Nelsinho
Formador e músico da Comunidade Canção Nova

Veja também:
.: “Deixar tudo por Jesus.” Afirma Padre Jonas
.: Biografia de Padre Jonas Abib
.: Veja de fotos de padre Jonas Abib
.: Assista vidéos de padre Jonas Abib

Conheça produtos do shopping.cancaonova.com

Carta Encíclica de Bento XVI
“Deus caritas est”

Adquira ou leia

“Os Novos Movimentos Eclesiais”
Dom João Evangelista Martins Terra

“Reinflama o Carisma”
Livro do Padre Jonas Abib
“