Revista Luzia Santiago

Missionários por um mundo mais justo

No Brasil de hoje, diante das grandes desigualdades sociais, acreditamos ser necessário o engajamento de todos na busca de soluções que ajudem no combate à pobreza e à exclusão social.

Para nós, é ainda mais necessário pensar na realidade social e contribuir com a sua transformação pela caridade. Na Encíclica “Deus é Amor, o Papa Bento XVI nos comunica: “A natureza íntima da Igreja exprime-se num tríplice dever: anúncio da Palavra de Deus; celebração dos Sacramentos; serviço da Caridade. São deveres que se reclamam mutuamente, não podendo um ser separado dos outros.

Para a Igreja, a caridade não é uma espécie de atividade de assistência social que se poderia deixar a outros, mas pertence à sua natureza, é expressão irrenunciável da sua própria essência”.

A Canção Nova é uma comunidade de amor e adoração, e sendo uma comunidade missionária de amor, não pode deixar de amar da maneira que a própria Igreja nos ensina.Temos descoberto, dia a dia, a força restauradora da caridade, que é a expressão concreta do Evangelho.

Temos consciência de que dar de nós mesmos é ainda o melhor serviço que prestamos. Damos do Evangelho,os sacramentos, damos do nosso tempo, do nosso conhecimento adquirido, damos o nosso abraço, nosso afago, nosso carinho, enfim, o sorriso que ofertamos acalenta o irmão sofredor. É desta forma que presenteamos a Igreja com nosso ser missionário.

Neste mês missionário, podemos juntos agradecer a Deus pela graça de, na Canção Nova, nós sermos missionários da Palavra, em atividades e serviços de primeira necessidade junto à população. Somos missionários no Posto Médico Padre Pio. Somos missionários na alfabetização e educação por meio de nossa Escola-instituto Canção Nova. Somos missionários atuando junto à população de rua e carente que atendemos na Casa do Bom Samaritano e em outras obras sociais pelo Brasil. Somos missionários junto aos surdos que atendemos, junto aos jovens, no projeto educativo “Geração Nova”.

Ao mundo que carece de missionários, ofertamos à Igreja nossas vidas, nossa solidariedade, os nossos serviços, nossa esperança de um mundo mais justo, onde os pobres, tão amados por Jesus, tenham acesso a serviços básicos, mas também recebam carinho, atenção, esperança e consolo espiritual. Poderíamos apresentar à família Canção Nova muitos números que demonstram nosso trabalho, embora isso não pareça o mais importante. Em 2005, realizamos na área de saúde um total de 60.100 atendimentos. No Projeto “Mãos que Evangelizam”, atendemos 1.371 surdos. Na Casa do “Bom Samaritano” foram, só neste ano, 76.800 atendimentos prestados. Graças a Deus, nosso empenho missionário cresce a cada dia. É a nossa resposta como cidadãos e missionários que sabemos da difícil realidade do nosso povo.

Os números de atendimento são importantes, mas o mais importante é o trabalho de amor e dedicação de diversos voluntários, profissionais, funcionários e missionários que realizam esta missão. Você também realiza esta obra conosco com a sua oração e doação mensal. E, neste mês missionário, queremos agradecer por você ser missionário conosco!

Deus lhe pague!

Luzia Santiago
Co-fundadora da Comunidade Canção Nova

Veja também:
.: Entrevista com Luzia Santiago:”Os sentimentos que Deus colocou em meu coração…”
.: “Canção Nova: uma aventura que se tornou realidade” Luzia Santiago
.: A oração no sofrimento
.: Papel parede do livro “Sofrer e Amar”

Adquira em nosso shopping:


.: Livro:
“Sofrer e amar”
Luzia Santiago