Mensagem do Papa

Mensagem para o Dia Mundial da Paz

Dirijo-a a todos aqueles que, de alguma maneira, são responsáveis pela paz: àqueles que presidem ao destino dos povos, aos funcionários internacionais, aos homens políticos, aos diplomatas e, ainda, aos cidadãos de cada nação.

Todos, efectivamente, são interpelados pela necessidade de preparar uma paz verdadeira, de a manter ou de a restabelecer sobre bases sólidas e justas.

Ora, estou profundamente convencido de que o diálogo o verdadeiro diálogo é uma condição essencial de uma paz como esta. Este diálogo é necessário e não somente oportuno; ele apresenta-se difícil, mas é possível, apesar dos obstáculos que o realismo nos obriga a ter em consideração.

Ele constitui, pois, um verdadeiro desafio, que vos convido a aceitar. E faço-o, sem qualquer outro intuito, que não seja o de contribuir, eu próprio e a Santa Sé, para a paz, tomando muito a peito o destino da humanidade, como herdeiro e primeiro responsável da mensagem de Cristo, que é acima de tudo uma mensagem de Paz para todos os homens”

(Mensagem para o Dia Mundial da Paz, 1 de Janeiro de 1983, n. 1)

Voltar