Missão na África

"E sereis minhas testemunhas..." na ÁFRICA

“Deus quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade”. (1 Tm 2-4a) Mas “como invocarão Aquele em quem não creram? E como crerão Naquele que não ouviram? E como ouvirão, se ninguém o proclamar? E como proclamarão, se não houver ENVIADOS?” (Rm 10, 14-15a)

“Por esta razão é que nós fomos enviadas, no início de dezembro de 2005, para São Tomé e Príncipe, duas ilhas de origem vulcânica, localizadas no Golfo da Guiné, na África.

Tudo começou através de um projeto ousado do Bispo de São Tomé e Príncipe, Dom Abílio Ribas: evangelizar através da Rádio. Assim, à convite de Dom Abílio, viemos partilhar um pouco da experiência e do “Carisma Canção Nova”, que é a evangelização através dos meios de comunicação social e também através de encontros, retiros etc.


.: Fotos desta missão na África


Trouxemos na bagagem alguns objetos de uso pessoal e uma alegria muito grande, pois, estamos em solo africano pela primeira vez e, principalmente, a certeza de que o amor de Deus abraça a humanidade inteira, toda raça e nação e, especialmente, este povo.

Neste pouco tempo, percebemos como é desafiante falar de Deus, testemunhar o Seu amor e a Sua misericórdia a um povo que carrega uma história sofrida, marcada pela violação dos direitos humanos em todos os sentidos, pela instabilidade política, desorientação social, falta de estrutura familiar, pobreza etc.

Podemos compará-la com “aquele homem que descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos dos assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no e foram embora, deixando-o quase morto” (Lc 10, 30-37). Assim estão diversos homens e mulheres, crianças e jovens, prostrados à beira da estrada da vida: doentes, feridos, indefesos, marginalizados, abandonados. Ele têm extrema necessidade de “bons samaritanos” que venham em sua ajuda” (Conf. Exort. ap. Ecclesia in África, cap.2, 41) e que “aproximem-se deles, tratem suas feridas derramando nelas óleo e vinho”.

O vinho que é o Sangue de Jesus e o azeite que é o Espírito Santo. Estes remédios têm o poder de lavar e curar as feridas do passado e dar nova vida ao que parecia morto, pois, apesar de tudo, encontramos vida e esperança, em cada olhar, em cada sorriso… Há força para reagir e construir um futuro melhor, um mundo novo.

Por isso, além de uma “formação de rádio”, ou melhor, uma troca de experiências no campo profissional com os jovens que atuam na Rádio diretamente, promovemos também, nos dias 07 e 08 de janeiro deste ano, um retiro espiritual com objetivo de levar os jovens ao encontro pessoal com Jesus e a experimentarem a graça da efusão no Espírito Santo.

Foi uma experiência marcante com muitos frutos, como algumas pessoas podem testemunhar”.

Confira:

“Para mim, este encontro foi maravilhoso!

Foi a primeira vez que participei de um retiro espiritual como este e posso dizer que nunca rezei tanto, a ponto de chorar! Nunca vou esquecer este dia 08 de janeiro de 2006!

Senti a presença de Jesus conosco.

Há momentos na vida em que temos atitudes que não são boas, não estamos bem. Percebi que nestes momentos precisamos chamar pelo Nome de Jesus e pedir que Ele nos indique o caminho a seguir, pois a tristeza e a raiva não nos levam a lugar nenhum”.
(Zinaira Soares – 23 anos, estudante)

“Foi a primeira vez que participei de um retiro espiritual. Foi uma experiência única em minha vida e não sei se terei outra oportunidade como esta!

Ficou marcante o envolvimento das pessoas, o desejo de cada um em assumir uma caminhada com Deus e a fé que cada um demonstrou.

A partir deste encontro, senti que sou um homem novo, estou cheio de força, cheio do Espírito Santo, cheio de coragem e vontade para enfrentar uma nova caminhada com Deus.

Descobri coisas em mim que não sabia que tinha, como por exemplo, a fé, a vontade de conversar com Deus, vontade de estar com Ele como uma pessoa íntima, aumentou a minha esperança e a minha entrega. Foi a oportunidade que Deus me deu para ser um homem novo, pois, no final do ano pedi isso para Ele.

Eu quero servir a Deus em qualquer circunstância!

Gostaria de agradecer a Canção Nova por ter nos dado esta oportunidade, ter nos mostrado o caminho para conhecer e servir a Deus”.
(Adalberto Amorim dos Santos – 22 anos, colaborador da Rádio Jubilar)

“Foi bom porque estava precisando de algo assim. Agora me sinto nova. Percebi que tudo na vida precisa ser com Deus.

Precisamos acreditar em Deus. Sou uma pessoa mais contente!

Deus falou, para mim, que nunca devo desistir de nada, mesmo que estiver tudo difícil. Que devo ver a vida com outros olhos, pois tudo na vida tem valor. Se tudo que está na terra foi porque Deus quis, temos que valorizar!

Precisamos colocar nossos problemas para Deus, não ter vergonha d’Ele. Ele sabe tudo o que está dentro do nosso coração. Só Ele sabe. Ele é uma pessoa íntima e quando se tem um problema que é muito difícil, nós pensamos que não vamos superá-lo. E quando o colocamos na mão de Deus, Ele resolve e o problema passa. Tudo porque colocamos na mão do Senhor e Ele prova o Seu Amor por nós, tornando o problema mais fácil.

Eu senti também que tenho muito para dar para Deus. Eu sou católica, canto no coro, sou escoteira e já fui acólita, mas sinto que Deus quer mais de mim. Ainda não sei o que é, mas vou descobrir!”
(Lisa Minnele de Carvalho – 18 anos, estudante)

Graziele Rossi e Márcia Costa,
missionárias da Comunidade Canção Nova


A Canção Nova só realiza uma variedade de trabalhos de evangelização
graças aos sócios que mantém essa obra.

Obrigado a você que contribui com a Canção Nova,
e ajuda na evangelização. Deus lhe pague!

.: Nossas CONTAS BANCÁRIAS :.
Nosso telefone: (12) 3186-2600