SPV 26/10

É pela esperança que fomos salvos

Mensagem de padre Roger Araújo no programa ‘Sorrindo pra Vida’
da TV Canção Nova, nesta quinta-feira, dia 26.

Os sofrimentos por que passamos não são comparáveis à glória que Deus tem reservada para nós. Por isso, quando bate o desespero devido aos problemas da nossa vida, ele é extinto pela força do Espírito Santo. Essa tranqüilidade, que vem do Senhor, é expressa pela Palavra de Deus, em Romanos 8,18-29:

18“Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada. 19Por isso, a criação aguarda ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus. 20Pois a criação foi sujeita à vaidade (não voluntariamente, mas por vontade daquele que a sujeitou),* 21todavia com a esperança de ser também ela libertada do cativeiro da corrupção, para participar da gloriosa liberdade dos filhos de Deus. 22Pois sabemos que toda a criação geme e sofre como que dores de parto até o presente dia. 23Não só ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, gememos em nós mesmos, aguardando a adoção, a redenção do nosso corpo. 24Porque pela esperança é que fomos salvos. Ora, ver o objeto da esperança já não é esperança; porque o que alguém vê, como é que ainda o espera? 25Nós que esperamos o que não vemos, é em paciência que o aguardamos. 26Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis. 27E aquele que perscruta os corações sabe o que deseja o Espírito, o qual intercede pelos santos, segundo Deus. 28Aliás, sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos, segundo os seus desígnios. 29Os que ele distinguiu de antemão, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que este seja o primogênito entre uma multidão de irmãos”.

.: Ouça Mensagem de padre Roger

As dores são fases da nossa vida e, Deus não as dá em proporção tamanha que não possamos suportar. Todo problema ou sofrimento servem para o fortalecimento da pessoa humana. Aquele que sabe sofrer “sem deixar a peteca cair”, recebe do Senhor a graça, pois é na esperança que fomos salvos, conforme nos ensina esta passagem bíblica. Acreditar na força da misericórdia divina é um dom que ninguém pode tirar do nosso coração e, talvez, este seja o maior sentimento de uma pessoa.

Muitas vezes, nossa vida se compara a um copo vazio, à espera de água para enchê-lo. O Senhor nos ensina que somente por meio da esperança é que alcançamos as graças necessárias. Quando acreditamos nela [esperança], o “copo se enche d’água”. Mas é importante saber que Deus a manda em proporções variadas: às vezes o “copo” se enche rapidamente, às vezes se enche por gotinhas.

Essa comparação mostra que quem passa pelas provações e dificuldades da vida, acreditando na força de Deus, recebe d’Ele a recompensa que nada tem a ver com o mundo, pois é uma recompensa santa, divina, que fortalece a alma e purifica o espírito. É preciso sofrer, sem sofrimento não há purificação nem conversão. Mas é preciso também esperar em Deus, pois todo aquele que espera n’Ele, alcança o impossível.

» Na campanha do Projeto ‘Dai-me Almas’, deste mês, foram alcançados 73% do total até hoje. Isso graças à generosidade de pessoas que se comprometem com o Evangelho de Cristo. A Canção Nova vive de doações. Você também pode colaborar com esta obra!


.: NOSSAS CONTAS BANCÁRIAS :.


Livro: Sofrer e Amar
Luzia Santiago
R$ 15,90

CD Cantarei Vitória
Ricardo Sá
R$ 18,00