Cátedra de São Pedro

Cátedra de São Pedro: Festa na Igreja

A Igreja celebra a Festa da Cátedra de São Pedro há mais de 1600 anos. Existe uma inscrição, datada 370 depois de Cristo, atribuída ao Papa São Dâmaso, falando de uma cadeira, dentro do Vaticano, que é considerada a “cátedra” do Apóstolo Pedro.

Hoje, desta cadeira, restam apenas algumas relíquias de madeira, conservadas e honradas, num lugar onde o grande artista Bernini levantou um monumento grandioso, em honra do primeiro Papa, a Basílica de São Pedro.

Mas… ‘O que é Cátedra?’

É o símbolo da autoridade e do magistério do bispo. Vem de cadeira almofadada – assento de honra. É daí que vem Catedral: Igreja mãe da diocese, sede permanente do bispo. Lugar onde o bispo exerce a função de mestre e pastor da Igreja, conforme Mt 16;18 “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.”

Na homilia do Papa João Paulo II, do dia 22 de fevereiro, o Pontífice nos diz:
“Porque assim fala o Senhor: eis que Eu mesmo cuidarei das Minhas ovelhas e Me interessarei por elas. Ez 34, 11.
Na festa da Cátedra de São Pedro, a liturgia volta a propor-nos o célebre oráculo do profeta Ezequiel, no qual Deus se revela como o Pastor do seu povo. De facto a cátedra, é inseparável do bastão pastoral, porque Cristo, Mestre e Senhor, veio até nós como o Bom Pastor (cf. Jo 10, 1-18). Assim o conheceu Simão, o pescador de Cafarnaum: experimentou o seu amor terno e misericordioso, e por ele foi conquistado. A sua vocação e a sua missão de apóstolo, resumidas no novo nome de Pedro recebido do Mestre, baseiam-se totalmente na sua relação com Ele, desde o primeiro encontro, ao qual o chamou seu irmão, André (cf. Jo 2, 40-42), até ao fim, nas margens do lago, quando o Ressuscitado o encarregou de apascentar o seu rebanho (cf. Jo 21, 15-19). No meio, o longo caminho do seguimento, no qual o Mestre divino conduz Simão a uma profunda conversão, que conhece horas dramáticas no momento da paixão, mas desabrocha depois na alegria luminosa da Páscoa.”

Curiosidade

No dia 22 de fevereiro do ano de 2003, a pedido do Santo Padre, o Papa João Paulo II, foi lançado um livro sobre comunicações sociais.

Este documento, expõe uma perspectiva católica a respeito da Internet, como ponto de partida para a participação da Igreja no diálogo com os outros setores da sociedade, no que se refere ao desenvolvimento e à utilização deste maravilhoso instrumento tecnológico.

:: Liturgia da Festa da Cátedra de São Pedro Apóstolo

:: A vida de São Pedro e São Paulo