Canção Nova conclui mais de 50% de mega-construção

Em preparação para receber um grande público e visando oferecer mais espaço e conforto a seus fiéis, a Fundação João Paulo II, mantenedora da Obra Canção Nova, com sede em Cachoeira Paulista (SP), concluiu cerca de 50% da obra do Novo Rincão – espaço coberto que abrigará 60 mil pessoas nas arquibancadas e na área plana ao centro.

As obras, iniciadas no dia 22 de maio de 2003, estão sendo feitas e, ritmo acelerado em um terreno com tamanho aproximado de 22.000 m2 (equivalentes a 73 terrenos 10m x 30m), com dimensões de cobertura para os fiéis de 170m x 120m (que equivalem a 1,5 campo de futebol) e um palco 18m x 31m (tamanho aproximado de uma quadra poliesportiva). A cobertura deste espaço será feita com material metálico com telhas termoacústica, conhecidas como sanduíche.

São 16 pilares de cada lado que consumiram 2.650 m2 (7.000 toneladas) de puro concreto e ferragens, aplicados ao chão a 8 metros de profundidade e a 2 metros de acima do solo. As colunas sustentarão 700 mil quilos de toda a estrutura de aço, as quais correspondem ao peso de 640 carros-Pálio. É, de fato, uma obra de grandes proporções.

No apoio de palco foram feitos 2 pavimentos de 300 m” cada (medida de 1 terreno 10m x 30m) e 1 subsolo de 560m” (aprox. 2 lotes). Mas o terreno para a implantação de todo o empreendimento – novo local para a recepção ao grande público – mede aproximadamente 63.000 m” (210 lotes de 10m x 30m).

O novo ambiente que a Canção Nova oferecerá aos visitantes também privilegia os portadores de deficiência física que terão espaços adequados às suas necessidades. Tudo é muito grande no interior da Chácara de Santa Cruz: espaço e distância.

O material investido na cobertura é composto de 16 arcos metálicos, em vão livre de 120m (sem pilar de sustentação central), pesando no total, aproximadamente, 700 toneladas de aço.

Para que as obras sejam finalizadas com a devida qualidade, serão necessários ainda, construir espaços de apoio ao empreendimento como banheiros e pontos de distribuição da lanchonete, bem como depósitos diversos, pavimentação, estrutura completa de combate e proteção contra incêndio, estrutura para fornecimento de energia elétrica e eletrônica entre outros pontos.

“Muito ainda terá de ser feito, no entanto as obras avançam graças a ajuda dos sócios fiéis e os colaboradores que sempre contribuem com sua generosidade”, diz a engenharia civil da obra Patrícia Lopes.

A inauguração será com um mega-evento, de 3 a 5 de dezembro/2004.