A BÍBLIA NO MEU DIA A DIA

Ano Novo: limpos no coração e na alma

Estamos iniciando um novo ano, cheios de esperanças e de muitos desafios. Na Palavra de Deus, sempre encontraremos a orientação necessária. Mudam os tempos, mas a Palavra é sempre atual e viva.

Vamos meditar sobre o Evangelho de São Marcos 7,1-8.14-15.21-23. É muito importante que você leia o texto e escute o que Deus lhe fala. Fazer um momento de silêncio é indispensável para acolher essa palavra e deixar que ela cresça dentro de você.

07012015_padrefabricio

Jesus está cercado pelos escribas e fariseus, homens de grande observância das leis judaicas. Estão questionando Jesus quanto ao comportamento dos Seus discípulos que não fazem as abluções rituais antes das refeições. Mais do que uma preocupação com a higiene pessoal das mãos e dos braços, Jesus denuncia um desvio de comportamento daqueles homens: “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim”. Aos olhos de Jesus é muito mais importante a pureza do coração do que a limpeza externa das mãos. Enquanto a água lava as mãos, somente Jesus pode lavar o coração de suas impurezas: “Nada que, de fora, entra na pessoa pode torná-la impura. O que sai dela é que a torna impura”.

Assim Jesus nos conduz a uma reavaliação daquilo que trazemos dentro do coração; e se for necessário, precisamos fazer uma faxina geral no nosso interior. Entretanto, nesse caso, a água comum nada pode fazer, essa limpeza do coração só pode ser feita com a água do Espírito Santo. Algumas vezes, o próprio Jesus chamou esses homens de hipócritas, justamente por causa dessa realidade: por fora, tinham aparência de grande pureza, mas, no interior, traziam grandes sujeiras (imoralidade sexual, roubos, homicídios, adultérios, ambições desmedidas, perversidade, fraude, devassidão, inveja, calunia, orgulho e insensatez). Ainda é Jesus que argumenta: “Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções”.

Também nós precisamos fazer uma revisão do que trazemos no coração. As mãos sujas não podem manchar as boas intenções do coração, porém, o contrário pode acontecer. Apesar de trazemos mãos limpas, se o coração estiver cheio de más intenções, tudo o que fizermos ou dissermos acabará contaminado pela imundice do coração.

Gostaria de propor que você desse início a este ano da sua vida fazendo uma grande faxina no coração e na alma. Ainda nestes primeiros dias do novo ano, procure um sacerdote, em sua paróquia, na sua comunidade, e faça uma boa confissão dos seus pecados. Limpos por dentro, no coração e na alma, estaremos prontos para enfrentar tudo o que este tempo novo nos trouxer:  alegrias ou tristezas, vitórias ou derrotas. Porém, o mais importante não faltará; estaremos com o coração cheio da graça de Deus.

Padre Fabrício Andrade
Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Confira mais textos do Padre Fabrício:
Dar tempo já é amar
Para uma multidão de problemas
Para colhermos bons frutos entre nós
Ouvir e tocar podem realizar milagres entre nós