SPV_150609

Amor e felicidade caminham juntos

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta segunda-feira, dia 15 de junho.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em:
Lucas 9,23-27.

Adriana Pereira e Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida

Jesus quer que renunciemos a tudo o que opera contra nós e nos faz mal. O Senhor nos diz: “No passado lhes foi dito: Olho por olho, dente por dente, porém eu vos digo: “Não enfrenteis o malvado” (Mateus 5,38-39). Começa aí um caminho de salvação que nos obriga a renúncias. Se alguém o força a caminhar um quilômetro, caminhe dois. É preciso renunciar para não perder a salvação. Ninguém ganha ao enfrentar o perverso.

Esta passagem bíblica não é apenas para os discípulos de Cristo, mas para todos os homens e mulheres que O têm como Senhor de suas vidas. Então, que essa Palavra não seja uma graça tomada em vão. A força para vivê-la já nos foi dada. Nós não podemos esvaziar aquilo que Deus já nos deu como força de vida nova; São Paulo nos exorta: “Na qualidade de colaboradores seus, exortamo-vos a que não recebais a graça de Deus em vão. Pois ele diz: Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação (Is 49,8). Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação” (II Coríntios 5, 20). Não tomemos a graça de Deus em vão, porque o Senhor nos confere a Sua graça, que é sabedoria e força para colocarmos a Palavra em prática.

Nós podemos viver a Palavra a partir da graça que nos foi dada ou esvaziá-la fazendo aquilo que nós queremos fazer e nos guiando por nós mesmos, independentes de Deus. Só que quem caminha assim, não segue a Jesus. Se você quer seguir ao Senhor, Ele diz o caminho: “Se alguém quer vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”. Quem quiser ser cristão renuncie-se a si mesmo, ou seja, abra mão da vontade própria. Você pode perguntar: Mas isso não tira a minha liberdade? Não! Nós temos muitas vontades, inclusive algumas loucas, pervertidas, muitas das quais se as seguirmos vamos perder a nossa liberdade interior e física.

Jesus nos diz para renunciarmos a esse tipo de vontade [louca, pervertida], a qual nos conduz ao mal. É a isso que precisamos renunciar. E quem vive nas trevas do pecado, uma sombra a mais ou a menos não faz diferença; mas quando vivemos na luz, o Espírito Santo vai nos dando a graça de percebermos as situações mais tênues, mais suaves, muitas das quais também nos desviam daquilo que é bom para nós: do caminho para o qual o Espírito Santo nos quer conduzir.

Muitas dessas vontades pervertidas estão disfarçadas de coisas boas e discretas, e se não tivermos uma visão espiritual apurada pelo Espírito Santo, não perceberemos isso e continuaremos patinando no erro e pegando o caminho errado.

Quer seguir ao Senhor? Então renuncie a esse amor desordenado que você tem por si mesmo, renuncie ao egoísmo, às coisas que o prendem e o deixam triste e não o deixam viver direito quando você vive em função de uma dor de cabeça, de uma dor de estômago, de uma dívida ou de uma ofensa que lhe fizeram, por exemplo.

Abra-se para o amor verdadeiro, como dizia São Francisco de Sales: “A medida do amor é amar sem medida”. É abrir o coração e deixar fluir amor dentro de você. Amor e felicidade caminham juntos. Não tem ninguém que ame e que não seja feliz.

É preciso distinguir certos tipos de amor que, na verdade, não são amor, mas sim, paixão, a qual nos consome. É como o fogo que consome uma mata em pleno verão, a paixão é assim. O amor é como aquele fogo que abrasou a sarça ardente, ardendo sem consumir, este amor que arde, mas não consome, traz felicidade.

Quem ama com o amor de Deus é sempre acompanhado de felicidade.

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

Blog do Márcio Mendes