Apostolado de Pentecostes

A RCC e o “Apostolado de Pentecostes”


Notamos que, muito antes da Renovação Carismática surgir; Leão XIII já convidava a igreja à “incrementar o culto do Espírito Santo”. À Sua voz seguiu-se a de João XXIII (1961), que, na incíclica de convocação do Concílio Vaticano II (Humanae Salutis), rezava: “Renovai vossos prodígios em nossos tempos, como se para um novo Pentecostes”.
Em outras duas ocasiões (29/11/1972, L`Osservatore Romano de dezembro de 1972 e L`Osservatore Romano de 17/10/1974) refletindo sobre a experiência do Concílio, Paulo VI proclamou em magnífica (e profética) exortação: A Igreja tem necessidade de seu perene Pentecostes; tem necessidade de fogo no coração, de palavra nos lábios, de profecia no olhar´; “Mais do que nunca, a Igreja e o mundo precisam que o milagre de Pentecostes continue na história”.
A Renovação Carismática Católica é, como diz João Paulo II (L`Osservatore Romano de 11 de abril de 1998), “um dos numerosos frutos do Concílio Vaticano II que, como um novo Pentecostes, suscitou na vida da Igreja um extraordinário Florescimento de agregações e movimentos, particulares sensíveis à ação do Espírito”.

Celebrar, pois, e redescobrir progressivamente – de maneira que afete as nossas vidas – a Pessoa e o operar do Espírito Santo é o propósito central desta pequena obra.
(Reinaldo Bezerra dos Reis)

Reinaldo bezerra dos Reis é um dos pioneiros da Renovação Carismática Católica no Brasil. Foi coordenador do Movimento na Arquidiocese de Sorocaba (dois mandatos), no Estado de São Paulo (dois mandatos consecutivos), e Presidente do Conselho Nacional da RCC de maio de 2000 a dezembro de 2004. Atualmente é membro do Comitê Executivo do ICCRS – Internacional Catholic Charismatic Service (Conselho Internacional da Renovação Carismática Católica) – e administrador do Escritório Nacional da RCC-BR, em Sorocaba.

Compre aqui este livro

Confira a Entrevista com Reinaldo Bezerra