Mensagem do mês Luzia

A cruz vence a espada

O que semeamos não vem à vida se antes não morrer. “Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele fica só. Mas, se morre, produz muito fruto” (Jo 12,24). Esta é a palavra que Jesus apresenta aos Seus apóstolos no finalzinho da Sua vida pública. Como homem, Jesus começa a enfrentar a angústia da Hora que se aproxima; momento este que precisará do conforto vindo do céu para abandonar-Se livremente ao desígnio do Pai em favor de toda a Humanidade. Ele, sabendo que enfrentará a paixão e morte, acrescenta: “Quem ama a sua vida, perdê-la-á, mas quem odeia a sua vida neste mundo, conservá-la-á para a vida eterna” (Jo 12,25).

O grão de trigo precisa morrer, a vida precisa ser dada. A passagem de um estado para o outro realizará o milagre de um novo fruto e uma nova vida que surge.

Convicto da Sua Missão, nada detém Jesus de ir até o fim da Sua entrega generosa. Como Filho de Deus, Ele é conhecedor de toda limitação desta nossa realidade temporal; pois em Deus não há o fator tempo, mas apenas eternidade.

A vitória sobre o mal já estava decretada por Deus: “A morte foi tragada pela vitória. Onde está ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?” (1 Cor 15,55). Mas, para Jesus-Homem, não é fácil. Com a alma conturbada, Ele se oferece livremente num amor incondicional. Aceita ser morto na cruz para dar a vida em abundância, pois, pelo poder do Seu divino sangue derramado, todos os nossos pecados são perdoados. Graças às Suas chagas fomos sarados! Jesus enfrenta e subjuga a morte. A cruz vence a espada, a vida vence a morte! Já não pesa mais nenhuma condenação para os que são de Cristo Jesus. “Fomos, pois, sepultados com ele na sua morte pelo batismo para que, como Cristo ressurgiu dos mortos pela glória do Pai, assim nós também vivamos uma vida nova”(Rm 6,4). Com a Sua ressurreição surgiu a vida para nós.

Os laços do pecado foram rompidos pela cruz. Os laços da morte não mais nos detêm porque Cristo venceu a morte! Jesus ressuscitou dos mortos, nEle o mundo decaído se reergue. Ele fez a passagem, eis a diferença! É a Páscoa do Senhor! A Sua morte e ressurreição marcaram definitivamente a história dos homens. Para nós, cristãos, Páscoa é uma realidade viva, atual. A liturgia da Igreja nos ensina que é o nosso definitivo êxodo do mundo do pecado e da escravidão para o mundo da gloriosa liberdade de filhos de Deus sobre os quais a morte e o demônio perderam todo o poder.

Assim sendo, Páscoa é tempo de deixar a vida passada, cheia de incoerências e ressuscitar com Cristo. Deixar, sem medo, o Espírito Santo fazer obra nova. Pois já foi decretado: tudo o que é força de morte perdeu o seu poder. Em Jesus, somos mais que vencedores. O que vale é a vida nova. Jesus Cristo Ressuscitado é a razão da nossa esperança. Ele é a nossa vitória! Aqueles que não se submeterem a esta verdade continuarão cegos e eternamente infelizes.

Façamos, sem receio, a passagem da morte para a vida, contagiando todos com a Boa Notícia: Cristo Ressuscitou verdadeiramente! Aleluia!

Luzia Santiago
Co-fundadora da Comunidade Canção Nova

Veja também:
“Não deixe os seus problemas paralisarem você nem a vida do seu próximo”
.: Entrevista com Luzia Santiago:”Os sentimentos que Deus colocou em meu coração…”
.: Galeria de fotos do lançamento do CD Libertos da Maldição :.
.: “Canção Nova: uma aventura que se tornou realidade” Luzia Santiago