40 anos ''Tudo para todos''

40 anos ''Tudo para todos''

Toda vocação é provada para ser confirmada. No caso do Padre Jonas, a palavra provação marcou seu caminho vocacional desde o início:
— “Cuide desse menino, ele tem vocação” disse uma freira a seu respeito quando ele era novinho.

Porém, um mal-entendido quase interrompeu sua vocação: alguém lhe disse que precisaria ter dois sacos de roupas para entrar no seminário, seus pais ficaram preocupados, pois eram muito pobres e não tinham como arrumá-los de roupas.

Disseram ao menino Jonas:
— “Você não vai poder ir, pois não temos condições de consegui-los”.
Ele ficou muito triste, chorou e se afastou até daquele senhor que o ajudava no caminho vocacional. Esse senhor o encontrou depois de um tempo
e perguntou:

— “Por onde você andava, menino, desistiu de ir para o seminário?”

O menino Jonas, meio sem jeito, explicou que quando foi falar com os pais quanto aos dois sacos de roupa, eles disseram que não dava para ele ir, pois eram muito pobres (muitas vezes a mistura do almoço era caruru com angu). A reação daquele irmão salesiano foi uma grande gargalhada. Ele explicou que eram dois sacos de roupas vazios, pois era para colocar roupa.
Foi um mal-entendido que poderia ter afastado do caminho certo aquela preciosa vocação.

Às vésperas de ser padre, já no final da teologia, apareceu uma doença misteriosa nos olhos do então seminarista Jonas Abib. Ele não conseguia mais ler, a vista embaralhava, tinha muita dor de cabeça. E ele foi transferido para cuidar da saúde.

Devido a sua doença, teve que fazer prova oral de todas as matérias no final do curso de teologia. Os professores não o pouparam nem um pouco, mas, graças a Deus, ele foi aprovado na sua ordenação.

Depois de ordenado, com a ousadia sempre fazendo parte de sua vida, em 1967, no tempo em que o harmônio era usado como instrumento musical, ele já escandalizava a muitos tocando violão nas missas para atrair o jovem da época para Deus. Não era fácil trabalhar com a juventude naquele tempo, época da ditadura. Eram jovens envolvidos com o comunismo e contestadores, perseguidos e mal-amados, que encontravam no jovem padre Jonas alguém que os acolhia e os amava como filhos.

Mas todo esse trabalho incansável teve como conseqüência uma tuberculose. Ele foi afastado de todo trabalho que fazia com a juventude e foi para o sanatório de Campos do Jordão para tratar da doença.

Passado pouco tempo, já tinha criado dentro do sanatório um grupo de reflexão. Atendia a todos em confissão e orientação, ao ponto do diretor do sanatório explicar aos superiores dele que era preciso dar-lhe alta, pois o que ele menos estava fazendo era descansar.

Vê-se claramente que o lema do padre Jonas “Tudo para todos” – de teoria não tem nada. Durante todo esse tempo de sacerdote, ele viveu e o vive intensamente.

Em 1970 é remanejado para Lorena. Deixar todo o trabalho pastoral que fazia foi muito doloroso, sofrido e até um pouco amargo, mas ele obedeceu e se mudou para o Vale do Paraíba. Seu sofrimento, despojamento e o deserto interior que vivia, criaram um momento especial de intervenção de Deus em sua vida. No Vale aconteceu o que chamamos de efusão do Espírito. A partir desse momento as forças voltaram, desta vez redobrada. E ele recomeçou a sua atividade missionária, só que agora com o ardor do Espírito Santo. Seu sacerdócio é marcado pelo profetismo. Ao seu redor jovens foram ajuntando-se. Na verdade, esses jovens eram as sementes da comunidade que surgiria através do padre Jonas Abib, através da fecundidade do seu sacerdócio.

Incansável, humilde, orante e simples, este homem de Deus, vivendo o “Tudo para todos”, encantou o mundo com a beleza da Canção Nova que Deus o inspirou a cantar, e com os meios de comunicação que a Fundação João Paulo II empreenderia para levar adiante seu sonho de salvar almas. Encontrar-se com o padre Jonas é encontrar-se com a bondade e a paciência de Deus. Celebrar 40 anos de sacerdócio do Padre é celebrar uma história marcada pelo próprio lema por ele escolhido: “Tudo para todos!!!!!”

Parabéns ao padre Jonas. Tudo o que ele sofreu e sofre para ser o sacerdote que é, não é em vão. Ele fecundou e fecunda muitos corações. Padre Jonas é quem faz aniversário de sacerdócio e somos nós que ganhamos um grande presente: o dom do seu sacerdócio “Tudo para todos” no meio de nós.

Diácono Nelsinho Corrêa
Mestre de Noviços da Canção Nova

Temas relacionados:

:: Biografia do Padre Jonas

:: Entrevista com Padre Jonas sobre os seus 40 anos de sacerdócio

:: Envie seu “parabéns” ao Padre Jonas

:: Luzia diz que aprendeu a rezar com Padre Jonas

:: Eto agradece ao Padre Jonas pela amizade verdadeira

:: A Comunidade na vida do Padre Jonas

:: A Eucaristia na vida do Padre Jonas

:: A música na vida do Padre Jonas

:: Vídeo: Música “Vocação de profeta”, com Padre Jonas


:: Fotos: Programa Tenda do Senhor especial com Padre Léo, em homenagem ao Padre Jonas