SORRINDO PRA VIDA - 21/04/2016

Toda casa dividida cai

Deus não quer a divisão das famílias

Na manhã desta quinta-feira, 21, no Sorrindo pra Vida, Márcio Mendes partilhou sobre a importância de sermos homens e mulheres de Deus, cheios do Espírito Santo, para que a nossa vida não seja dividida e sejamos vencedores na luta contra o pecado.


.: Para adquirir esta edição e outras do programa ‘Sorrindo pra Vida’, acesse a Loja Virtual
.: Receba no celular mensagens de fé e esperança. Envie a palavra VIDA via sms para 46991 – Saiba mais:bit.ly/smsvida

marciomendes

Márcio Mendes


A Palavra meditada está em Lucas 11, 14-23
Jesus estava a expulsar um demônio mudo. Quando o demônio saiu, o mudo falou e a multidão ficou admirada.  Mas alguns dentre eles disseram: «É por Belzebu, chefe dos demônios, que Ele expulsa os demônios.»  Outros, para o experimentarem, reclamavam um sinal do Céu.  Mas Jesus, que conhecia os seus pensamentos, disse-Lhes:Todo reino dividido contra si mesmo será devastado e cairá casa sobre a casa.
Se Satanás também está dividido contra si mesmo, como há de manter-se o seu reino? Pois vós dizeis que é por Belzebu que Eu expulso os demônios. Se é por Belzebu que Eu expulso os demônios, por quem os expulsam os vossos discípulos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes.  Mas se Eu expulso os demônios pela mão de Deus, então o Reino de Deus já chegou até vós. Quando um homem forte e bem armado guarda a sua casa, os seus bens estão em segurança; mas se aparece um mais forte e o vence, tira-lhe as armas em que confiava e distribui os seus despojos. Quem não está comigo está contra mim, e quem não junta comigo, dispersa.”

Repare como essa palavra que o Santo Padre trouxe para nós vai ao encontro da Palavra de hoje: “O caminho para a paz está em reconhecer que o próximo não é um inimigo a combater, mas um irmão a acolher”. Toda casa dividida cai.

O brasileiro costuma brincar e dizer: “A casa caiu”. Isso quer dizer que aquilo que vínhamos construindo arruinou-se; normalmente, o que põe a perder uma casa é a divisão.

Eu viajei com um coronel da Polícia Militar aposentado e o questionei como eles flagram o transporte de drogas. A polícia está nas estradas, mas não tem como adivinhar qual carro está com a droga. Ele me respondeu que é sempre por uma delação, os próprios bandidos entregam onde está a droga. Perceba que eles mesmos se dividem, entregam uns aos outros.

Se deixarmos a divisão entrar em nossa casa, perderemos nossa família. A família acaba quando marido e mulher se dividem, quando não sabem se reconciliar, quando começam a viver projetos particulares, quando começam a separar tudo, separar rotina. Quando essa divisão das contas é para a organização do lar, não tem problema nenhum; agora, quando é escolha de viver de maneira isolada, pensando “o dinheiro é meu, a vida é minha”, isso causa um estrago dentro de casa.

Casamento é partilha de tudo, é comunhão de sonhos. Não que a pessoa não possa viver o sonho que ela tem, mas é preciso colocar em comum e o outro precisa acolher, ajudar e contribuir para que esse sonho se concretize.

O diabo usa da divisão para destruir as famílias, e a divisão começa interiormente, começa no coração, levando-nos a uma escravidão, a uma dependência; e a pior delas é a do pecado.

A dependência, no começo, é muito boa, pois nos dá euforia; depois desse momento de prazer, ela nos leva à depressão, fica um vazio, um buraco, um oco. E como você preenche esse vazio? Com mais produto que causa dependência. Isso vira na pessoa um círculo vicioso; e quando ela percebe, já não consegue mais se libertar.

Fortalecidos pelo Espírito Santo

A Palavra diz nos versículo 21 e 22: “Quando um homem forte e bem armado guarda a sua casa, os seus bens estão em segurança; mas se aparece um mais forte e o vence, tira-lhe as armas em que confiava e distribui os seus despojos”.

Quando chega um homem mais forte, este vence o mais fraco, domina-o e leva embora tudo o que ele tem. Se somos pessoas guardadas em Deus, fica difícil para o inimigo ter domínio sobre nós. O que o inimigo faz é nos minar, tentar nos enfraquecer; assim, nós nos tornarmos amarrados.

O ser humano sem Deus não tem condições de competir com o maligno, porque o inimigo é mais forte, ele vai me vencer, vai retirar nossa armadura e tudo mais de nós.

Quando o Espírito Santo entra em nossa vida, ele fortalece nosso coração e o transforma. Assim, passamos a fazer o bem por amor e não por obrigação. Ele nos convence sobre tudo o que está nas Sagradas Escrituras, alertando e dando-nos juízo.

Antigamente, nossos pais e avós nos diziam para termos juízo. O Espírito Santo nos dá esse juízo, Ele nos dá discernimento; então, paramos de ver inimigos onde não os temos, paramos de ver no outro um inimigo a combater. O nosso próximo é um amigo que ainda não descobrimos, um irmão a acolher.

Tenhamos o Espírito Santo como nosso Mestre

Ninguém melhor que o Espírito Santo para nos ensinar. Pela Sua graça, paramos de usar os outros e fazemos o bem, pois Ele expulsa o mal de toda nossa vida, nós deixamos de ser escravos da nossa vontade e passamos a querer e fazer o bem.

Quando uma pessoa, no casamento, passa a sentir que está amarrada, acorrentada, é porque não se sente mais amada pelo outro. O pior é quando um para de amar o outro e se tornam escravos do casamento. Só quem ama é livre.

Jesus, quando entra na nossa vida, esperamos que Ele nos dê um manual de instruções, mas Ele não nos dá isso, Ele não nos dá um caderno. O Senhor nos dá o Espírito Santo, que muda nosso coração. Isso é uma renovação tão grande, que a Palavra de Deus classifica a pessoa que recebe o Espírito como nova criatura.

Hoje, a Palavra de Deus chegou na nossa vida, na nossa casa, para nos dizer que se é pelo poder de Deus que o mal foi expulso, é porque o Espírito de Deus entrou na nossa vida. Cristo entrou em nossa vida para reinar. Hoje, em nome de Jesus, somos libertos, Ele nos liberta das amarras do pecado.

O demônio não quer que façamos a vontade de Deus, ele não quer que sigamos esses planos, pois o Senhor tem um plano de amor para nós. O diabo tem um (des)plano, um (des)projeto, um desserviço para nós. Ele simplesmente trabalha para que não estejamos em comunhão com Deus, porque é em Deus que temos a plenitude da nossa alegria.

Quando nos afastamos de Deus, tornamo-nos pessoas fracas e mutiladas. Com o Espírito Santo, somos capacitados a lutar contra o pecado, poque o pecado é escravidão e
a escravidão nos tira a capacidade de amar. O maligno entra na nossa vida para roubar nossos sonhos e projetos. Pecado é uma escravidão.

Por causa do pecado, fazemos o mal que não queremos. Como nos sentimos tristes quando fazemos o mal que não queremos! Mas quando recebemos o Espírito Santo, somos libertos e Deus nos devolve aquilo que o demônio roubou de nós: nossa liberdade, nossa família, nosso relacionamento com os filhos.

Acredite, meu irmão, nós vamos vencer, porque hoje estamos tomando posse dessa verdade.

Deixe o pecado para trás

Se não quisermos cair, precisaremos largar a vida velha e deixar o pecado. Todos temos direito a uma vida nova. Há um jeito de sermos felizes, mas para isso não podemos seguir por caminhos divididos; temos de deixar o caminho de pecado.

Neste dia de hoje, está na hora de pararmos de ficar olhando para lama e começarmos a olhar para o Céu. Paremos de contar os pecados, de ficarmos olhando para trás, contando para as pessoas os erros. Paremos de nos difamar para as pessoas, de contar nossas misérias e fraquezas. Paremos de olhar para trás e comecemos a olhar para frente.

Conte as maravilhas que Deus vai realizar a partir de agora sobre a vida nova que Ele lhe deu.

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Rafaela Ramos

livro marcio mendes

Clique e adquira este produto

Saiba como ajudar a Canção Nova