SORRINDO PRA VIDA - 01/06/2015

Tenhamos uma fé trinitária

Na manhã desta segunda-feira, o missionário Márcio Todeschini partilha sobre a Santíssima Trindade. Ele nos diz que somos chamados a viver uma fé trinitária, ou seja, sermos íntimos de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Confira transcrição do Programa:

A Palavra meditada hoje está em São João 15,18-26:
18. “Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro odiou a mim.
19. Se fôsseis do mundo, o mundo vos amaria como ama o que é seu; mas, porque não sois do mundo, e porque eu vos escolhi do meio do mundo, por isso o mundo vos odeia.
20. Recordai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior do que o seu senhor’. Se me perseguiram, perseguirão a vós também. E se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa.
21. Eles farão tudo isso por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.
22. Se eu não tivesse vindo e não lhes tivesse falado, eles não teriam pecado. Agora, porém, não têm desculpa para o seu pecado.
23. Quem me odeia, odeia a meu Pai, também.
24. Se eu não tivesse feito entre eles as obras que nenhum outro fez, não teriam pecado. Agora, porém, eles viram; e odiaram a mim e a meu Pai.
25. Mas isso é para que se cumpra a palavra que está escrita na Lei deles: ‘Odiaram-me sem motivo’.
26. Quando, porém, vier o Defensor que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.

marciotodeschini_sorrindopravida

“Como temos nos relacionado com a Santíssima Trindade?”, questiona Márcio. / Foto: Daniel Mafra – cancaonova.com

Neste domingo, celebramos o mistério da Santíssima Trindade, comunhão fecunda na qual somos agraciados pelo Pai, Filho e Espírito Santo. O mistério de amor revela-se a nós, e somos chamados a viver um relacionamento de amor com a Trindade Santa. Mas como temos nos relacionado com ela? Precisamos ter uma fé trinitária.

Deus Pai. O Senhor criou tudo para nós, mas quantos não conseguem se relacionar com o Senhor, porque tiveram uma experiência negativa com seus pais, e isso se transformou em uma barreira para viver o amor de Deus! Amá-Lo é um ato de fé. Tenhamos em nosso coração que Ele nos amou primeiro e Seu amor não pode ser medido, apenas experimentado. O Pai tem por nós um amor infinito, capaz de dar Seu Filho por amor a nós. O nosso desafio, durante esta semana, é nos relacionarmos com o Seu amor.

Deus Filho. Como temos nos relacionado com Jesus? Temos rezado e nos prostrado diante de Seu corpo eucarístico? Cristo nos convida a sermos Seus amigos. Na Cruz, Ele manifestou Seu amor por nós. Quando nos relacionamos com o Senhor, Ele nos envia o Espírito Santo que nos foi prometido.

Deus Espírito. É a promessa do Pai para nós. Relacionar-se com o Paráclito faz com que vivamos a efusão dos dons em nossa vida. É Ele quem nos consola, quem nos impulsiona à vivência de uma vida nova.

Que possamos exercitar nosso coração a iniciar e finalizar nossas orações chamando Deus de Pai. Que não tenhamos vergonha da cruz, mas sim a abracemos e adoremos, pois todo o amor foi derramado por ela. Peçamos, diariamente, o Espírito Santo, pois Ele nos fortalece e nos ensina a ser íntimos do Pai e do Filho.

Márcio Todeschini
Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e Adaptação: Ariele Silva