SORRINDO PRA VIDA - 22/03/2016

Quem ama investe e não aprisiona

O maior risco quando se ama é aprisionar o outro

Márcio Mendes, na manhã desta terça-feira, 22 de março de 2016, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, medita sobre o amor de Cristo por nós. Ele nos ensina que, ao saber que somos amados por Ele, possamos amar aqueles que estão ao nosso lado, sempre entendendo que o amor não aprisiona o outro, mas lhe dá a liberdade para viver. Confira sua mensagem:


.: Para adquirir esta edição e outras do programa ‘Sorrindo pra Vida’, acesse a Loja Virtual
.: Receba no celular mensagens de fé e esperança. Envie a palavra VIDA via sms para 46991 – Saiba mais:bit.ly/smsvida

A Palavra meditada está em São João 12,27-32:
“’Minha alma está perturbada. E que direi? ‘Pai, livra-me desta hora’? Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. Pai, glorifica o teu nome!’ Veio, então, uma voz do céu: ‘Eu já o glorifiquei, e o glorificarei de novo’. A multidão que ali estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros afirmavam: ‘Foi um anjo que falou com ele’. Jesus respondeu: ‘Esta voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por vossa causa. É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, e quando eu for levantado da terra, atrairei todos a mim’”. 

Quem ama investe e não aprisiona

Foto: Arquivo/cancaonova.com

Uma pessoa de Deus, diante de uma tristeza mortal, acolhe a vontade do Senhor. Em meio aos sofrimentos, a tentação vem sobre nós para nos fazer fugir das dores. Sem sacrifícios não conseguiremos atrair ninguém para nós nem para Deus.

Como Cristo, aprendamos o que é sacrifício

Se quisermos manter as pessoas unidas a nós, temos de ser capazes de nos sacrificar por elas. Ninguém fica conosco por status ou possibilidades, mas sim por aquilo que somos capazes de fazer por elas.

A vida cristã é um grande sacrifício. Sem o Espírito Santo a vida do ser humano é morta. Somos capazes de nos sacrificar por Jesus, pois quando olhamos o que Ele fez por nós, em nosso coração brota a certeza de que o mínimo que podemos Lhe dar é o nosso tudo.

Dentro de nós há uma criatura velha, que quer nos dominar; porém, quando tomamos a atitude de sacrificá-la, Jesus vem e vence em nós. Só o amor pode nos levar a dizer: “Pai, glorifica Teu nome em mim”, e não “Pai, livra-me dessa hora”.

Não sejamos de Deus apenas quando estamos bem, mas também nas horas de provações, do perdão ao outro, do amor a quem está ao nosso lado. Só o Espírito Santo nos fará fazer tudo para a glória do Pai.

Sejamos presença de Deus na vida das pessoas

Será que somos um presente na vida das pessoas que convivem conosco? Não nos privemos de ser presença na vida de alguém. Como está sendo nossa atitude dentro da nossa casa? Jesus se dava de presente às pessoas e elas sentiam todo Seu amor, sentiam-se aceitas por Ele. Sigamos os passos de Cristo e sejamos amor na vida dos que convivem conosco.

Quando deixamos Jesus entrar em nossa vida, a primeira experiência que fazemos é com o amor do Pai. Deus nos ama com o mesmo amor que ama Jesus! Ele não sabe amar pela metade, mas sim com todo o amor do Seu coração.

A cruz é um ato de amor

A Palavra de Deus nos revela que a cruz não é o fracasso, mas sim o mais perfeito amor. Jesus não deu coisas a nós, mas se deu inteiramente a nós. Quem é que tem maior amor do que aquele que dá a vida em lugar do outro?

A morte de cruz não foi uma coincidência. Jesus precisava viver Sua vida terrena até a morte, e Ele morreu na Cruz, porque nós escolhemos isso a Ele. Quem olha para a cruz e não tem Deus no coração, só enxerga crueldade e tortura. Mas quem olha para ela com o coração cheio do Espírito Santo, consegue ver um ato de amor, de total entrega de Sua vida por nós.

O verdadeiro amor não sufoca, mas cuida

Os braços de Jesus estão abertos para nós e Ele nos diz: “Deixa-me te abraçar”. O Senhor quer nos ajudar em nossas provações. Quem mais precisa do nosso amor é aquele que é considerado o pior de todos. Diminuamos a distância entre nós e as pessoas.

Toda pessoa carente, que não busca sua cura, sufoca aquele que está ao lado. Só Deus pode nos preencher os vazios. A investida de Jesus em nós foi não fugir, mas nos amar até o fim. Estamos lutando pelos nossos? Quem ama não sufoca, mas cuida.

Quando uma pessoa ama de verdade, ela se sujeita aos piores sofrimentos. O que faz uma esposa aguentar sofrimentos dentro de sua casa? O amor! O que faz uma mãe aguentar as agressões de seus filhos? O amor! O que faz um esposo cuidar de seu cônjuge enfermo? O amor! Só o amor nos faz suporta as dores e cuidar do outro.

O coração de Jesus é transbordante de amor. E não se contentando em apenas nos amar, Ele permitiu que Seu coração fosse rasgado, para que ali nos refugiássemos. O Sagrado Coração de Jesus é morada para nós! Adentremos em Seu coração e permaneçamos no Seu amor.

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ariele Silva

Saiba como ajudar a Canção Nova