SORRINDO PRA VIDA - 23/01/2015

Que o Senhor nos ensine a amar

Mensagem do missionário Pitter Di Laura no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 22 de janeiro de 2015.

 A palavra meditada hoje está em Juízes 16,4-6.15-17:
“Sansão enamorou-se de uma mulher que habitava no vale de Sorec, cujo nome era Dalila. Então os chefes filisteus foram procurá-la e disseram-lhe: “Seduze Sansão e descobre donde lhe vem essa força enorme, e como poderíamos vencê-lo e subjugá-lo. Se fizeres isso, te daremos, cada um de nós, mil e cem moedas de prata”. Dalila perguntou então a Sansão: “Dize-me, eu te rogo, donde vem a tua força enorme? Com que deveriam amarrar-te para ficares subjugado?” Então ela lhe disse: “Como podes dizer que me amas, se não confias em mim? Três vezes já me enganaste, não me revelando de onde vem tua enorme força”. Como ela o importunasse e insistisse todos os dias com suas lamúrias, ele caiu num desespero mortal e acabou revelando-lhe todo o segredo: “A navalha”, disse, “jamais passou sobre minha cabeça, porque sou consagrado a Deus desde o ventre de minha mãe. Se raparem minha cabeça, minha força me abandonará e eu ficarei fraco, igual a qualquer outro homem”.

23012015_clube

“Por amar, muitas vezes devemos deixar o que nos é agradável para fazer o outro feliz”, afirma Pitter.

Encontrar uma pessoa e conviver com ela não é fácil, pois a convivência exige muito de nós. As diferenças podem ser algo positivo ou não. No mundo atual, há uma deturpação daquilo que é o amor, mas amar é uma decisão. Por amar, muitas vezes devemos deixar o que nos é agradável para fazer o outro feliz.

O processo de amar, de encontrar uma pessoa é um sentimento lindo que Deus coloca em nosso coração. O sentimento entre duas pessoas gera vida, por isso as famílias têm sido tão atacadas. Nós cristãos precisamos estar atentos, pois o amor está sendo banalizado pelo mundo.

Sansão era um homem consagrado a Deus, e o sinal dessa consagração era seus cabelos. Ele era um homem muito forte; por meio dele, o Senhor se manifestava perante seu povo. Sansão se enamorou de Dalila, porém foi enganado por ela. Ao vermos a história desse casal, precisamos entender aquilo que é amor de verdade. A deturpação daquilo que é bom mancha as boas intenções, por isso precisamos saber o que é o amor de fato. Estamos amando ou sendo enganados? Quantas pessoas confiaram e amaram de verdade, mas suas boas intenções foram pisadas e lhes restou apenas um coração despedaçado!

A quem estamos entregando o nosso coração, nossos sentimentos? Nosso coração e nossos sentimentos são bens preciosos, por isso não devemos entregá-los a qualquer um ou de qualquer maneira. Somos importantes para Deus e para as pessoas que nos amam.

Como saber se estamos com a pessoa certa? Analisemos alguns pontos:

– Família: A pessoa com quem convivemos está nos colocando em conflito com a nossa família? Se não somos bem-vindos na família do outro ou estamos nos distanciando da nossa família, devemos repensar o que estamos vivendo.

– Metas e futuro: Olhemos para o nosso futuro. As metas são divergentes? Existem obstáculos para que os nossos sonhos sejam alcançados?

–  Talentos: Nossos talentos estão sendo colocados de lado? Estamos deixando de fazer aquilo que nos faz feliz e nos realiza para vivermos a vontade do outro?

– Amigos: Depois de nosso relacionamento, como está relacionamento com os nossos amigos?

– Princípios: Nosso relacionamento tem nos afastados de Deus e de nossos princípios? O Senhor não coloca em nossa vida uma pessoa que nos afaste d’Ele, mas sim alguém para caminhar conosco em Seus caminhos.

Assim como Sansão, arrependamo-nos e reatemos com Ele nossa aliança. Que O Senhor cuide de nosso coração.

Pitter Di Laura
Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e Adaptação: Ariele Silva