SORRINDO PRA VIDA - 14/10/2015

O que dizem de nós?

Padre Arlon Cristian, no programa “Sorrindo pra Vida”, questiona-nos quanto às nossas atitudes, pois elas refletem o que as pessoas dizem de nós e o que Deus pensa a nosso respeito 

Nesta quarta-feira, 14, padre Arlon, orientado pelo capítulo 16 do Evangelista São Mateus, convida-nos a pensar sobre o que Deus tem pensado de nós pelas nossas atitudes. Temos agido pelo Espírito ou pela carne? Confira áudio e transcrição do programa de hoje:


.: Para adquirir esta edição e outras do programa “Sorrindo pra Vida”, acesse a Loja Virtual
.: Receba no celular mensagens de fé e esperança. Envie a palavra VIDA via sms para 46991 – Saiba mais: bit.ly/smsvida

A Palavra meditada hoje está em São Mateus 16,13-23:
“Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos discípulos: ‘Quem dizem as pessoas ser o Filho do Homem?’ Eles responderam: ‘Alguns dizem que és João Batista; outros, Elias; outros ainda, Jeremias ou algum dos profetas’. ‘E vós’, retomou Jesus, ‘quem dizeis que eu sou?’ Simão Pedro respondeu: ‘Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo’. Jesus então declarou: ‘Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne e sangue quem te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso, eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as forças do Inferno não poderão vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus’. Em seguida, recomendou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Cristo. A partir de então, Jesus começou a mostrar aos discípulos que era necessário ele ir a Jerusalém, sofrer muito da parte dos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, no terceiro dia, ressuscitar. Então Pedro o chamou de lado e começou a censurá-lo: ‘Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!’ Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: ‘Vai para trás de mim, satanás! Tu estás sendo para mim uma pedra de tropeço, pois não tens em mente as coisas de Deus, e sim, as dos homens!’”

Padre Arlon_Sorrindo pra Vida

Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Jesus pergunta a Seus discípulos quem o povo dizia que Ele era, mas, na realidade, queria saber o que aqueles discípulos pensavam d’Ele. São Pedro, movido pelo Espírito Santo, responde que Ele é o Cristo, o Filho do Deus Vivo. Ao trazermos esse acontecimento para nossa vida, perguntemo-nos: “O que dizem de nós? E quais são as opiniões que nós temos quanto às nossas escolhas?”.

Somos rotulados por nossas atitudes, mas temos o direito de mudar. Ao olharmos para a vida de São Paulo, que de perseguidor se tornou perseguido, vemos que Deus não levou em consideração suas atitudes, mas acreditou em sua mudança. Nós acreditamos na mudança das pessoas? Acreditamos que podemos mudar? Aquele que vive a vida preocupado com o que os outros pensam a seu respeito paralisa.

Devemos nos questionar sobre o que Deus pensa de nós. Um homem e uma mulher novos, tocados por Deus, tomam atitudes que os levam a se preocupar e indagar: “Será que estou ofendendo o coração do Pai?”.

Quando amamos uma pessoa, fazemos de tudo para não a machucar, mas sim a agradar. Em nosso relacionamento com Deus, temos de ter a mesma atitude, fazer de tudo para agradá-Lo e não o ofender.

O Evangelho continua nos mostrando que o Pedro, que foi elogiado por Cristo, também foi repreendido por Ele. Vemos as duas faces de São Pedro: a face espiritual e a face humana. O Senhor revela, pela atitude do apóstolo, o que nós também somos: ora Espírito, ora carne. Jesus nos conhece e acredita em nós, por isso não pautemos nossa vida apenas no que é obra da carne, mas permitamos que o Espírito nos conduza.

Para vencermos as tentações da carne, precisamos ser íntimos de Deus. A pessoa cheia do Espírito fala de Deus e mira seus olhos para o alto. Não tenhamos uma visão superficial, que se limita a olhar somente para os defeitos. A visão pelo Espírito não nos faz paralisar nas dificuldades.

As pessoas que vivem pela carne fogem dos sofrimentos, criam muros que as impedem de ser feliz. Quando vivemos uma experiência positiva em Deus, somos curados de todo negativismo quanto àquela situação. Baixemos a guarda, destruamos os muros, ousemos e deixemos que o Senhor aja em nossa vida.

Padre Arlon Cristian
Sacerdote da Comunidade Canção Nova

 Transcrição e Adaptação: Ariele Silva

contribuicaocn1