SORRINDO PRA VIDA - 21/11/2016

A misericórdia de Deus nos faz recomeçar

A misericórdia de Deus nos faz viver uma vida nova em Cristo

Márcio Mendes, na manhã desta segunda-feira, 21 de novembro de 2016, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, convida-nos a aproximarmos nosso coração da misericórdia de Deus, pois Ele deseja nos perdoar para vivermos uma vida nova.


.: Para assistir a esta edição e outras do programa ‘Sorrindo pra Vida’, acesse a Canção Nova Play
.: Receba no celular mensagens de fé e esperança. Envie a palavra VIDA via sms para 46991 – Saiba mais:bit.ly/smsvida

A Palavra meditada está em São Lucas 18,9-14:
“Para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola: Dois homens subiram ao templo para orar. Um era fariseu, o outro publicano. O fariseu, de pé, orava assim em seu íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e pago o dízimo de toda a minha renda’. O publicano, porém, ficou a distância e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem compaixão de mim, que sou pecador!’ Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, mas o outro não. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”.

A misericórdia de Deus nos faz recomeçar

Foto: Arquivo/cancaonova.com

O perdão e a misericórdia de Deus são para aqueles que se reconhecem pecadores e necessitados de Sua graça. Na Palavra de hoje, aquele publicano, diante do Senhor, reconheceu-se pecador.

Só é possível recomeçar se nos reconhecemos necessitados da misericórdia do Senhor. Ele nos perdoa e tem compaixão de nós, independente de nossos erros e pecados. O Pai está disposto a nos receber, por isso é possível mudarmos de vida.

Como temos nos colocado diante da presença do Senhor? Como aquele fariseu, orgulhoso e cheio de si, ou como aquele publicano, miserável e pecador?

Muitas vezes, gastamos energia, mas não avançamos, porque queremos viver nossa vida sem contarmos com as graças de Deus. Sem Ele não conseguiremos gerar frutos; e se os gerarmos, serão frutos podres, sem sabor.

O fariseu achou que ele era “grande” sem a graça de Deus. Tomemos a firme decisão de querer o Senhor acima de tudo. Deixemos tudo e fiquemos apenas com a misericórdia do Pai.

É preciso saber escolher bem

O que nos dá maturidade nas coisas da vida é o Espírito Santo. É Ele que nos dá uma capacidade espetacular para decidir o que é de Deus e o que não é. Quantos de nós estamos parados, porque não sabemos quais decisões tomar! A indecisão castra nossa vontade! Quem não sabe aonde quer chegar não se realiza.

Se a pessoa está segura do que quer e a graça de Deus está com ela, não desiste enquanto não alcança aquilo que quer. Nosso Senhor nos garantiu que tudo aquilo que pedirmos, Ele nos dará. É insistindo que entendemos o que é a vontade de Deus e assim ela se realiza.

Como aprendermos a discernir? A Palavra de Deus nos revela que é o coração a raiz das decisões. É do coração do ser humano que brota o bem ou o mal, que brota a vida ou a morte.

Coração doente, decisões erradas

Precisamos buscar a cura do nosso coração em Deus. Um coração doente sempre toma decisões erradas. Nosso coração entra em sintonia com o coração de Deus quando está curado.

O Senhor nos mostra que é semelhante ao fariseu aquele que tem um coração orgulhoso, fechado em si mesmo e iludido na sua própria perfeição. Já o publicano nos mostra um coração humilde, que, mesmo em meio às amarguras de seus erros, descobriu que precisava do socorro e da misericórdia do Senhor.

Acreditemos no perdão de Deus para nós

Jesus virá a nós no momento de oração. Quem confia mais se reconhece necessitado da graça do Senhor. Render-se à presença de Deus é demonstração de fé e confiança. Em Seu coração, já estamos perdoados. Quando a nossa fé se encontra com a graça de Deus, tudo é possível.

O Senhor vem ao nosso auxílio a partir do momento que nos reconhecemos dependentes de Sua misericórdia. Se confiarmos muito, receberemos muito!

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ariele Silva
 Saiba como ajudar a Canção Nova