SORRINDO PRA VIDA - 21/07/2015

Levanta-te e siga em frente!

Na manhã desta terça-feira, dia 21 de julho de 2015, padre João Marcos Polak meditou sobre a cura do paralítico, onde nos remete a chance que Jesus nos dá diariamente de levantar e seguir em frente. Confira a transcrição do programa “Sorrindo pra Vida”.

A Palavra meditada hoje está em São João 5,1-9:

“Depois disso, houve uma festa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Ora, existe em Jerusalém, perto da Porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Bezata em hebraico. Muitos doentes, cegos, coxos e paralíticos ficavam ali deitados. Encontrava-se ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus o viu ali deitado e, sabendo que estava assim desde muito tempo, perguntou-lhe: Queres ficar curado?” O enfermo respondeu: Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água se movimenta. Quando estou chegando, outro entra na minha frente. Jesus lhe disse: Levanta-te, pega a tua maca e anda. No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua maca e começou a andar.”

Marcos_Sorrindo Pra Vida

“Assuma sua história de luta e de dor, mas também de coisas boas”, orienta padre João Marcos / Foto: Arquivo CN

O contexto da palavra de hoje nos fala de uma festa dos judeus, onde, próximo a ela, havia muitos doentes, cegos, coxos, paralíticos, que ficavam deitados na esperança de um milagre na vida deles por meio do balanço da água. Entre os doentes, havia um homem de fé que esperava pela cura, e Jesus o viu ali, no meio de tantos outros.

O Senhor apareceu para aquele homem a fim de lhe mostrar que, mesmo doente, com culpa, ele continuava sendo filho de Deus. Jesus faz o mesmo com cada um de nós, Ele não nos vê no meio da multidão, mas de maneira única, conhece as nossas dores, nossas necessidades mais profundas e bate à nossa porta quando desmoronamos. É nesse momento que Cristo toma a iniciativa e vem ao nosso encontro para nos devolver o sentido de ‘filho’.

Assim como Ele fez com o paralítico, ao perguntar se este queria queria ficar curado e ordenar que este se levantasse, Jesus faz diariamente conosco, ao nos pedir que tomemos uma atitude sem deixarmos de assumir o passado, mas começando uma vida nova. Acredite: não deixamos de ser filhos de Deus. Ele, que é Pai, quer nos acolher e amar, quer cuidar de nós de maneira única.

Deus respeita nossa liberdade, mas Ele nos faz a mesma pergunta que fez ao paralítico: “Queres ficar curado?”, “Queres voltar a viver novamente?”, “Queres ressuscitar?”. Então, assuma sua história de luta e de dor, mas também de coisas boas. Quanta coisa boa aconteceu na sua história! Às vezes, por causa das dores, ficamos parados, mas Jesus nos diz para seguirmos em frente e nos deixarmos ser tocados por Ele.

 

João Marcos Polak
Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Letícia Paiva

contribuicaocn1