Sorrindo pra Vida - 18/11/09

Egoísmo é o novo nome da morte

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta quarta-feira, dia 18 de novembro

Ao ir para a página do Podcast Sorrindo pra Vida , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em:
Isaías 58,3-12..

Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida

É verdade ou não é que, muitas vezes, perguntamos ao Senhor: “Por que nós jejuamos e o Senhor não nos escuta?”. Rezamos, reclamamos, muitas vezes, com lágrimas nos olhos, e pensamos que Deus não nos olha, parece que esqueceu de nós. Onde é que estamos errando?

E a Palavra de Deus nos responde. Talvez seja porque o tempo ainda não chegou, mas pode ser também que não tenhamos sido atendidos pela razão apontada na Palavra meditada hoje. Acontece que logo depois que saímos do quarto, depois que acabamos de rezar ou depois da Santa Missa, na mesma hora só nos preocupamos com nossos interesses. Dessa forma, nossos olhos ficam voltados para nós mesmos, para o nosso interior, para o nosso “eu”. É disso que surge uma palavra que nós conhecemos muito bem: o egoísmo.

Egoísmo é o novo nome da morte, assim como a vida nova é dada pelo Espírito Santo, a morte é dada pelo egoísmo, porque todas as vezes em que eu me volto para mim e me fecho em mim mesmo, começo a morrer. O egoísmo nos enclausura em nós mesmos. Então, primeiramente, como consequência disso, vamos perdendo as pessoas que estão à nossa volta.

Por que quem é que quer estar ao lado de um egoísta? Ele é o centro do mundo e tudo que está à sua volta ele absorve, tudo tem de ser para ele. Só que ao absorver as coisas vamos ficando sozinhos, porque ninguém suporta isso por muito tempo.

Quando perdemos os nossos relacionamentos, nossas amizades, quando perdemos o amor das pessoas, perdemos um pouco da nossa vida. Porque a nossa vida é feita muito mais pelos nossos relacionamentos do que pelas coisas que temos. Na verdade, a nossa vida é muito mais que os relacionamentos que nós vivemos, ela é dom de Deus, mas também, com Ele, é um relacionamento. E a pessoa que se fechou em si, ela se fechou para os irmãos e para Deus.

(4)“Acontece que você reza, mas continua criando caso ou deixa de rezar como você tem feito até agora. A Palavra de Deus desce ao encontro da nossa vida, a Palavra é como a água, depois que ela despenca do céu ela vai descendo até os lugares mais baixos, até encontrar o mar. Depois que ela se derrama do coração de Deus, ela vai descendo até encontrar o nosso coração. E o que ela faz? Ela fala conosco de uma maneira que a gente pode entender.

A Palavra de Deus está nos dizendo: “Você reza, mas vive criando caso, brigando, esmurrando!” Se no coração não há espaço para a alegria, para a partilha, para a generosidade, para o amor, como a vida vai entrar nesse coração? Deus é vida! Deus não nos dá coisas, Ele dá a Si próprio.

O Senhor está nos dizendo que precisamos vestir o irmão, dar comida e hospedá-lo. É a Providência Divina que se manifesta para o outro por meio de nós. “Então tua luz surgirá como a aurora, e tuas feridas não tardarão a cicatrizar-se; tua justiça caminhará diante de ti, e a glória do Senhor seguirá na tua retaguarda” (vers. 8). É quando você se coloca a favor do outro, quando você não dá coisas, mas se dá a si mesmo é que a cura começa a acontecer. E o Senhor nos garante: “E a glória do Senhor te seguirá”. E quando O invocarmos Ele nos atenderá e responderá: “Aqui estou!”.

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova


Blog do Márcio Mendes

Comunidade de relacionamentos da Canção Nova: gente de fé

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone

Pregação com Monsenhor Jonas Abib: “Deus não iria criar você para depois rejeitá-lo”