SORRINDO PRA VIDA - 15/12/2014

Devemos educar nossos filhos para Deus

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 15 de dezembro de 2014.

A Palavra meditada hoje está em São Lucas 2,41-52:

15122014_clube

“Educar um filho é uma missão”, afirma Márcio

As pessoas que se deixam ser guiadas por Deus têm atitudes diferentes. Quem tem Deus em seu coração é diferente. Olhando para a Sagrada Família, vemos o exemplo de uma família que se deixou ser guiada pelo Senhor.

Vemos a liberdade de um casal que, em meio às dificuldades, se unem para superá-las. Maria, pensando que Jesus estava com José, ia tranquilamente na caravana; e José pensava que o menino estava com a mãe. Quando a caravana parou, o casal se encontrou e, logo, percebeu que Jesus estava perdido.

Os dois voltam para buscar o menino em Jerusalém. Com certeza, o coração desse pai e dessa mãe estava angustiado. Imaginemos tudo o que se passou pela cabeça de José e Maria. Até mesmo pais e mães cuidadosos podem perder seus filhos.

José e Maria nos deixaram uma rica lição, porque sabiam onde encontraria Jesus, pois O educaram nos caminhos de Deus. Se perdermos os nossos filhos, saberemos onde os encontrar? Se não educarmos nossos filhos para encontrá-los nos caminhos de Deus, como o acharemos na Igreja?

Educar um filho é uma missão. Muitos pais e mães repensam sua vocação depois de casados. Muitos se arrependem e pensam que poderiam seguir uma vida religiosa. Se for para servir a Deus e colocarmos filhos neste mundo, precisamos cumprir com afinco a missão que o Senhor nos dá.

Maria e José sabiam onde encontrariam Jesus. Devemos dar a nossos filhos uma educação semelhante a que foi dada a Cristo, porque se eles se perderem, saberão que deverão voltar para o coração de Jesus, e ali seus pais o encontrarão.

Nesta vida, desencontramo-nos muitas vezes; porém, o mais importante é encontrarmos nós mesmos e nos encontrarmos em Deus. Jesus se deixou educar por um pai e uma mãe. Ele sabia como Seus pais se comportavam e foi para o templo, porque sabia que era o primeiro lugar onde eles O procurariam. Será que, hoje, se perdermos nossos filhos, teremos a mesma atitude de Maria e José? Será que não acusaremos um ao outro e saberemos onde encontrar nossos filhos?

Ao encontrá-Lo no templo, que alegria no coração de Seus pais verem Cristo falando sobre as coisas de Deus! Que alegria é para o coração dos pais quando veem seus filhos falando sobre as coisas do Senhor!

Maria encontrou Jesus e não começou a brigar com Ele. Simplesmente obediente, Cristo voltou para a casa com seus pais. Quando encontramos um filho que estava perdido, agimos como Maria fez ou começamos a brigar e discutir?

Maria e José sabiam que discutindo não iam chegar a lugar nenhum. O “bate-boca” nunca trará o bem para o nosso lar. Entendamos que a educação não é um privilégio somente para a mãe ou o pai, mas uma missão para o casal. Que a Sagrada Família seja para nós o exemplo a seguirmos.

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova 

Transcrição e Adaptação: Ariele Silva