REVISTA CANÇÃO NOVA

Deus está em primeiro plano em sua vida?

Neste mês, a matéria especial da Revista Canção Nova nos questiona: Deus está em primeiro plano em nossa vida?

A Revista Canção Nova é um presente exclusivo para o sócio evangelizador e leva mensalmente formação, informação e evangelização aos lares deles. Mensalmente conteúdos atuais e de interesse público com dicas referentes à saúde, à cidadania, ao relacionamento, entre outros, e um em espaço de divulgação dos eventos, ações e produtos Canção Nova.

Leia a matéria especial da edição de novembro, de Lucas Mendes, jornalista, assessor e produtor da Revista Canção Nova, com o tema “Deus está em primeiro plano em sua vida?”:

Deus está em primeiro plano em sua vida?

Foto: Arquivo/cancaonova.com

Deus é trino, porém único. Saibamos amá-lo para servi-Lo de coração aberto. Uma das principais mensagens bíblicas, que muitas vezes passa despercebida em nossa vida, é a que está em Mateus, 6, 24, onde Jesus diz: “Ninguém pode servir a dois senhores, pois odiará um e amará o outro, ou será leal a um e desprezará o outro”. Dessa forma, precisamos entender que amar e odiar são sentimentos contrários e para que possamos investir 100% das nossas energias, nos doando a Deus, que precisamos servi-lo de todo o nosso coração e rejeitar “outros deuses”.

Quando nós escutamos esse termo “outros deuses” ficamos imaginando coisas muito distantes de nós, ficamos com um olhar apenas ao lado espiritual e não percebemos que, em diversos momentos de nossa vida, permitimos que coisas do próprio cotidiano assumam essa função de “outro deus” em nossa vida.

Bom, para que isso fique mais claro aos seus olhos, tentarei exemplificar algumas situações que talvez você já tenha vivido. Quantas vezes deixamos de ir à Missa, a algum evento da nossa paróquia ou grupo de oração, por preguiça, por conta de uma festa, de um jogo do seu time de coração? Nesses momentos você faz com que Deus deixe de ser o centro da sua vida e a festa, o time de futebol ou até mesmo o dinheiro, se tornem a sua maior prioridade.

Monsenhor Jonas Abib nos alerta em seu livro, “Considerai como crescem os lírios”, para a existência de um sistema que nos leva a servir ao dinheiro, ao poder e ao instinto que existe em nós. Ele alerta que isso se dá devido ao pecado original, que nos faz viver uma certa ganância. Existe em nós um desejo de possuir, de mandar, ter cargos, posições, nos tornar uma autoridade cheia de poderes, o que faz com que desenvolvamos quatro “pés”: possuir, poder, prazer e parecer.

Vale à pena a leitura para quem deseja saber mais sobre o assunto. Hoje em dia nossa rotina tem ganho cada vez mais velocidade. Você acorda, toma seu café rapidamente, acompanha as notícias que consegue, leva seus filhos à escola, vai trabalhar. Almoça, fica com a família e faz suas atividades da casa, tudo isso da maneira mais rápida possível, pois você acredita que assim valoriza o seu tempo. Porém, já parou para refletir que vivendo assim, você acaba servindo ao próprio tempo e não a Deus?

Outro “deus” que muitas vezes toma o controle da nossa vida é o dinheiro. O mundo cada vez mais consumista nos empurra a isso, a uma dedicação total ao trabalho e à ganância cada acumular fortunas. Isso é muito prejudicial, principalmente às famílias, nosso bem maior, pois os pais têm um foco tão grande em trabalhar, ser bem-sucedidos e dar “do bom e o do melhor” que acabam não concedendo atenção, amor e carinho aos seus familiares.

Nossa sociedade tem imposto diversos padrões. Um deles é o padrão de beleza que vem se tornando cada vez mais exigente. Saímos do falso padrão de que para ser bonito precisa ser magro e entramos na era das academias e dos corpos cada vez mais lapidados por diversas formas de exercícios físicos. As mulheres e os homens musculosos se tornaram objeto de desejo de boa parte das pessoas, causando assim, uma servidão ao deus da academia, vivendo dietas sem fim e treinos extremamente intensos, fazendo com que isso se torne o centro de sua vida.

Em meio a tantos exemplos de servidão a falsos deuses, o missionário Cleto Coelho, Comunidade Canção Nova, partilha um pouco de como foi para ele, assumir a servidão a Deus em sua vida e deixá-Lo organizar as suas prioridades.

“É preciso que enxerguemos uma evolução, uma verdadeira crescente de nós mesmos como pessoa, como filhos amados de Deus. Quando eu tive meu encontro pessoal com Cristo, me apresentaram o amor de Deus e ali já aconteceu uma mudança imediata na minha vida. A partir daí passei a viver minha caminhada com Cristo, trabalhando em prol do Reino de Deus, tendo Ele como o centro de nossa vida. Deus precisa estar acima de tudo, por isso não podemos deixar com que a rotina O coloque em segundo, terceiro ou décimo plano. Você precisa diariamente fazer uma avaliação de vida e se perguntar: ‘Deus está em primeiro lugar na minha vida’? Pois quando Deus está em primeiro lugar, Ele mesmo vai nos apresentando as nossas outras prioridades, como marido, esposa, filhos, trabalho, cuidados com a saúde e outras. E saiba que rezando e escutando a Deus é que entendemos e passamos a seguir as prioridades que Ele nos apresenta, caso contrário, acabamos por viver apenas as nossas prioridades humanas.”

E você, quais são suas prioridades hoje? Você serve a Deus ou ao mundo? Saiba! O Senhor bate à sua porta e vem ao seu encontro. Permita que Ele assuma hoje o centro da sua vida, que Ele seja o seu primeiro plano, para que assim o Senhor possa reger e cuidar de todo o seu viver.

Lucas Mendes
Assessor e produtor da Revista Canção Nova

Receba mensalmente este material de evangelização em sua casa, ele é um presente para você, Sócio Evangelizador, que todos os meses assume conosco o compromisso de levar a Boa Nova de Cristo a muitos corações. Ainda não é um sócio evangelizador? Clique aqui e se cadastre.

Clube da Evangelização
Sua fé transformando vidas!

Saiba como ajudar a Canção Nova