Sorrindo pra Vida - 03/10/2014

Caminhemos com os olhos fixos em Deus

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 3 de outubro de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada hoje está em São Lucas 24,13-35:

“Se nós desistirmos de Deus, o Senhor não desistirá de nós”, afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida

Independente de quem caminha ao nosso lado, a Palavra de hoje retrata muito bem a nossa realidade. Os discípulos caminhavam desanimados, pois a esperança deles estava derrotada. Evangelizar é anunciar Jesus Cristo, sobretudo com nossa vida. A tristeza que eles comunicavam sobre Cristo era perceptível em suas palavras.

Os discípulos estavam sem rumo, por isso partiram de Jerusalém. Aquele era o lugar de Deus, casa d’Ele. Até mesmo quando desistimos uns dos outros, ainda continuamos a caminhar juntos.

Quantas famílias perderam a vontade de viver pelo desânimo que abateu uma relação! Não colocar Deus no centro de nossos relacionamentos faz com que desanimemos no meio do caminho. Aquele que perde seu rumo fica se lamentando e murmurando o tempo todo. Não foi a morte de Jesus que desanimou os discípulos de Emaús, mas a visão pessimista.

Quantas vezes Jesus se aproxima de nós, mas não conseguimos enxergar Seus carinhos, porque estamos cegos de tristeza! Muitos têm vivido num ambiente triste por fatos do passado que ainda são tão presentes na vida.

Desentendimento entre casais acontece, mas o importante é que o amor se torne maior que as diferenças. Quando dormimos com o coração amargurado, isso se transforma em ódio, por isso nunca podemos deixar de nos reconciliar antes de acabar o dia. Por mais doloroso que seja sua perda, a tristeza não pode se perpetuar na nossa vida, pois nos impede de ver o bem que acontece em nossa volta.

Deus nunca nos esqueceu nem nos abandonou. Se tivermos olhos apenas para os problemas, não teremos a chance de olhar para Deus, muito menos escutar o que Ele nos fala. Não vemos os sinais que o senhor nos dá quando andamos cabisbaixo. Que o problema não seja nosso guia, pois se olharmos apenas para ele, não veremos a solução.

Olhemos para o que Deus nos mostra e nos fala. Ele nunca nos deixa sem respostas. Os discípulos de Emaús decidiram desistir e se puseram a caminhar longe de Jerusalém. Eles tinham desistido de Jesus, porém o Senhor não desistiu deles. Se nós desistirmos do Pai, o Senhor não desistirá de nós.

Jesus permitiu que eles desabafassem e depois lhes disse: “Como sois lentos para crer!”. E o Mestre começou a explicar pela Palavra de Deus o caminho da vida. Na Sagrada Escritura, Deus nos fala. A Bíblia nunca será algo ultrapassado.

O desespero tira a vida da nossa alma. Perder a esperança é enfraquecer-se. Morremos muito mais quando acaba a esperança em nossa vida do que quando uma doença sobrevém sobre nós. Nossos olhos precisam estar fixos no Senhor e não em nossos problemas.

Não são nossas brigas que nos mantêm tristes, mas a falta de perdão que nos mata por dentro. Não termine o dia sem fazer as pazes. Ninguém consegue ver com clareza em rios lamacentos. A nossa falta de reconciliação tem tirado de nós a chance de ver Deus em nossos relacionamentos.

Que toda nossa agressividade e falta de perdão, todo nosso pessimismo possa ser retirado de nós. Reze nesta manhã: “Retira de mim, Senhor, todos os sentimentos que me impedem de enxergar-Te, pois me disponho a recomeçar, a reconciliar-me contigo e com aqueles que amo”. Toca em nós, Senhor! Abra nossos olhos.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ariele Silva