DRA PRISCILA AQUINO

Mas, afinal, quem tem saúde?

Quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi criada, pouco após o fim da Segunda Guerra Mundial, havia a preocupação em traçar uma definição de saúde, que incluísse fatores como alimentação, atividade física, bem-estar, entre outros.

Definiu-se então que saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença. A saúde é, portanto, vista como um recurso para a vida diária, não o objetivo dela.

14012015_mas, afinal, quem tem saude_materia

“Temos cuidado de nosso corpo, mente e espírito?”, indaga Dra. Priscila Aquino – Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

A Sagrada Escritura nos fala sobre isso: “É melhor um pobre são e cheio de forças do que um rico fraco e atormentado em seu corpo. A saúde do corpo é melhor que todo o ouro e a prata. Não há riqueza maior que a saúde do corpo” (Eclo 30,14-16).

O que temos feito como nossa saúde? Temos cuidado de nosso corpo, mente e espírito? Nosso corpo precisa, sim, de cuidados importantes, como uma dieta balanceada e adequada para cada fase da vida; realização de atividade física regular; um sono diário revitalizante; cuidados de higiene. Devemos fazer consultas periódicas aos médicos quando algo não vai bem conosco ou mesmo quando achamos que estamos bem, e exames de rotina também são necessários.

Nossa mente também precisa ser alimentada sempre com bons livros, filmes positivos, noticiários, etc. E para a saúde do espírito, tem nos sobrado tempo? Recordo-me de um professor de patologia que nos disse em sua primeira aula: “Existem muitos doentes para pouca doença!” No contato próximo com os pacientes, pude compreender que a alma do ser humano está doente. Está triste, deprimida, carente. Esquecemo-nos de nutrir o espírito e, então, nos tornamos verdadeiramente doentes.

Quando o diagnóstico de uma doença nos é revelado, uma angústia imensurável nos atinge; o chão parece se abrir, o paciente logo quer saber a causa e se existe cura. A medicina atual investe cada vez mais em prevenção e diagnóstico precoce. Sendo assim, não tenha medo. Procure seu médico, faça os exames, tome as medicações corretamente e, mesmo que tenha que lutar contra alguma enfermidade, faça-o em todos os sentidos. Associe as orientações dos médicos, não se deprima nunca diante das doenças, reze, peça a intercessão de Maria e do Médico dos Médicos. Ore por seu médico, pela eficácia dos remédios que ele lhe receitar e viva cada dia como um presente maravilhoso que Deus lhe deu.

Dra. Priscila Aquino
Médica endocrinologista CRM 91672

Saiba um pouco sobre o Posto Médico Padre Pio:

posto-medico

Posto Médico Padre Pio

E é com esse cuidado com a saúde, que o Posto Médico Padre Pio, em Cachoeira Paulista (SP), recebe a população da cidade, região e também os peregrinos que chegam à Chácara de Santa Cruz para os eventos realizados pela Canção Nova. O posto oferece serviços médicos, odontológicos, fitoterápicos, farmacêuticos e de prevenção à saúde. Todo o trabalho é feito gratuitamente, sendo seu diferencial o respeito, o amor e o comprometimento em sempre oferecer o melhor ao paciente.

No pronto atendimento, oferecido de segunda a sexta-feira e também aos fins de semana sempre que há  acampamentos, somente em 2013, foram 11.145 atendimentos.

Esses procedimentos realizados no posto médico são executados por profissionais missionários e funcionários, ao todo são três enfermeiros e nove técnicos de enfermagem que desenvolveram ao longo do ano 35.139 procedimentos e 9.967 exames no laboratório, e a farmácia doou à população em torno de 105 mil medicamentos.

Além disso, há grupos com equipes interdisciplinares que funcionam no Posto Padre Pio, como o “Bem-Viver”, voltado para senhoras acima de 55 anos, Pilates e terapia ocupacional.

Nunca é tarde para se cuidar. E se você quer conhecer mais sobre a Rede de Desenvolvimento Social da Canção Nova, acesse social.cancaonova.com

Clube da Evangelização
Sua fé transformando vidas!