Sorrindo pra Vida - 08/10/2014

Voltemos a caminhar com Deus

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 8 de outubro de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada hoje está no Salmo 81,12-17:
“Mas meu povo não ouviu minha voz, Israel não me obedeceu. Por isso abandonei-o à dureza do seu coração, deixando que seguisse sua própria cabeça. Se o meu povo me ouvisse, se Israel andasse por meus caminhos, logo eu venceria seus inimigos e contra os seus adversários levantaria a mão. Os inimigos do Senhor o adulariam e a sorte deles estaria lançada para sempre; eu o alimentaria com flor de trigo, e o saciaria com mel do rochedo”

“O ser humano só alcança a vitória quando escuta a voz do Pai e segue os caminhos d’Ele”, afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida

Deus lamenta por Seu povo de coração endurecido, e como Pai os corrige. Qual é o castigo para o pecador? Ir pelos caminhos que ele mesmo escolhe. O Senhor não nos pune, mas nós nos punimos quando andamos longe d’Ele.

Um casal quando se ama comunica-se pelo olhar, porque o coração está tão próximo que não são necessárias muitas palavras. É próprio daquele que ama ficar perto e ser atento aos detalhes. Quanto mais distante o coração está do outro, mais é preciso gritar, e por diversas vezes somos surdos a essa voz distante. Quando nosso coração está longe de Deus, nós nos perdemos pelos caminhos das nossas próprias escolhas. Ao nos afastarmos d’Ele, o Pai nos permite viver os declínios do nosso coração. Deixar de amá-Lo é deixar de amar a nós mesmos e os outros. Um coração endurecido e empobrecido pela raiva e pelo orgulho faz escolhas erradas.

Deus se entristece por querer cuidar de nós, mas nós insistimos em andar distante d’Ele. Olhemos para o nosso interior e analisemos nossa vida quando estamos longe de Deus. Logo, perceberemos os desastres causados por nossas escolhas. Longe do Pai nossa vida vira um caos. A Palavra nos ensina que devemos escutar a voz do Altíssimo.

O ser humano só alcança a vitória quando escuta a voz do Pai e segue os caminhos d’Ele. Precisamos estar dispostos a seguir ao Senhor. Perto d’Ele temos a certeza da vitória. Quem se deixa conduzir pelo Espírito Santo é uma pessoa rica, pois mais do que possuir muitos bens, ela tem a capacidade de se doar.

Sejamos um dom na vida das pessoas que convivem conosco. Para quem estamos doando a nossa vida? Como dar aquilo que não temos? Para doar-se é preciso, primeiramente, possuir-se, ter o controle da própria vida.

O pecado nos tenta diariamente, tira de nós os sonhos e a vida. O homem que se deixa dominar pelo pecado não é livre, pois a liberdade é fruto da verdadeira obediência a Deus.

A Palavra nos fala de Israel, um povo grandioso aos olhos de Deus, mas que se tornou pequeno, porque não ouviu a voz do Senhor. Quando estamos longe do Pai, tornamo-nos pequenos. Como é triste uma pessoa que pega os dons que o Criador lhe deu e se torna uma pessoa rude, de coração endurecido.

Um coração dominado pelo vício se submete a fazer coisas terríveis. A pessoa tenta contra si mesma e contra os outros. Incapaz de ouvir a voz do Senhor, o coração se endurece. E fechá-lo para Deus é fechar as portas para o Salvador, para a salvação. O pecado é a pior desgraça na vida do ser humano.

Tapar nossos ouvidos para Deus é permitir que o pecado nos domine. A dureza do coração do ser humano contra Deus tira dele a capacidade de vencer. Qual vitória precisamos no dia de hoje? A resposta do Senhor para nós é que escutemos Sua voz e nos coloquemos em Seus caminhos. Ele virá em nosso socorro e nos dará a vitória. Mostra-nos o caminho, Senhor.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ariele Silva