Sorrindo pra Vida - 01/10/2014

Devemos perdoar sem limites

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 1º de outubro de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada hoje está em São Lucas 17,1-6:
“Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que ocorram escândalos, mas ai daquele que os provoca! Seria melhor para ele ser atirado ao mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço, do que fazer cair um só desses pequenos. Cuidado, portanto! Se teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, perdoa-lhe”. Os apóstolos disseram ao Senhor: ‘Aumenta a nossa fé’ O Senhor respondeu: ‘Se tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira:‘ Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria.’

“Se Deus não estiver em nossos relacionamentos, será impossível amar quem estiver ao nosso lado”, afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida

Jesus antevê as respostas do nosso coração, por isso já nos diz que precisamos perdoar aqueles que nos pedem perdão. O escândalo vem pelos erros que comentemos, mas Jesus não enumera quais são esses erros. O pecado é ruim, mas a falta de perdão é um escândalo. Como dizer que sou de Deus se não perdoo a meu irmão. Para imitarmos Cristo, precisamos repetir Suas palavras no madeiro da cruz: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que faz”.

Repreender não é dar bronca, mas trazer a pessoa de volta para o caminho. Repreender não é julgar nem ser dono da razão, mas mostrar um caminho diferente. Quantas pessoas ficam cegas aos erros e não os enxergam! Por isso precisam da luz de Deus para as guiar.

O amor não faz contas. Dizer que devemos perdoar “setenta vezes sete” é uma expressão simbólica, que significa “sem limites”. Corrigir com amabilidade é fazer com que o outro aceite a correção e continue nos amando.

Como cristãos, mesmo traídos e machucados, temos de perdoar quando nos pedirem perdão. Jesus nos promete que se perdoarmos de coração, Ele nos concederá aquilo que Lhe pedirmos. Nossa oração, por vezes, não é atendida, porque nosso coração está amarrado, e isso nos impede de subir até a presença de Deus. O rancor e a falta de perdão nos impedem de subir o monte para encontrar Deus.

Como temos vivido nossos relacionamentos? Relacionar-se não é fácil. Vemos o exemplo dos apóstolos que pediram a Cristo que aumentassem a fé deles, porque humanamente era impossível para eles entender os ensinamentos do Senhor. Coloquemos nossos relacionamentos na presença de Deus para que possamos dar e receber perdão. Para uma família liberta, curada, ensinemos o caminho que conduz a Deus. A direção é apontada, mas é preciso ir à frente para que outros nos sigam.

Se Deus não estiver em nossos relacionamentos, será impossível amar quem estiver ao nosso lado. O Senhor não toma nota de nossos fracassos, mas nos perdoa sempre. Peçamos a Jesus que aumente a nossa fé.

Temos amado aqueles que Deus colocou ao nosso lado? Sem Ele não conseguiremos viver bem em nossos relacionamentos. Que Jesus seja nosso modelo para não vivermos na amargura.

Deus sabe que sempre seremos tentados. O inimigo nos estimula a ficarmos com o coração dividido. O Senhor nos ensina a prática do perdão. Não tenha medo de dizer para o outro “eu lhe perdoo”; lembre-se que a tristeza e a depressão destroem a nossa vida.

Se estivermos fracos, recorramos à ajuda de nossos irmãos. Não temos culpa de ter dificuldades para perdoar, mas é preciso ter a iniciativa de mudar essa situação. A Palavra do Senhor é fonte de misericórdia, e o Senhor quer abrir o nosso coração para o perdão.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ariele Silva