Sorrindo pra Vida - 16/09/2014

Acolhidos no colo de Maria Santíssima

Mensagem do padre Arlon Cristian, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 16 de setembro de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em São João 19,25-27:
“Junto à cruz de Jesus, estavam de pé sua mãe e a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: ‘Mulher, eis o teu filho!’ Depois disse ao discípulo: ‘Eis a tua mãe!’ A partir daquela hora, o discípulo a acolheu no que era seu”.

“O amor da Virgem das Dores por nós, ao nos receber em seu colo, faz nossas feridas se cicatrizarem”, afirma padre Arlon
Foto: Wesley Almeida

A cruz sempre é colocada no alto para que, ao olharmos para ela, elevemos nossos olhos e nos recordemos da crucificação de Jesus. O Senhor está vivo, porém, ao olharmos para a cruz, a exaltamos, pois por intermédio dela a maior prova de amor foi consumada. Cristo morreu na cruz por amor a cada um de nós.

Jesus doou-se inteiramente por nós no madeiro da cruz. Viver o sofrimento, como forma de renúncia, gera dor; ao passo que vivê-lo como oferta gera amor. Dar a vida não é se matar, mas se sacrificar. Jesus se ofertou por nós. Todo sofrimento vivido, como oferta, gera amor. Os sofrimentos pelos quais passamos em nossa casa seriam bem menores se nós nos doássemos por amor.

Só sofre, por doação, aquele que encontra um motivo para se doar. Jesus sofreu até a morte de cruz por um único motivo: a nossa salvação. O sofrimento só terá fim no tempo presente ao nos encontrarmos na glória de Deus. Enquanto vivermos neste mundo sofreremos devido às doenças, ao cansaço, à humilhação e a tantas outras coisas.

Toda mulher possui dentro de si o dom da maternidade, seja ela biológica ou espiritual. Maria é a Mãe biológica de Jesus, pois Ele foi gerado em seu ventre. No alto da cruz, nos momentos finais de Sua vida terrena, Jesus com estas palavras: “Eis aí a tua mãe” dá Maria à humanidade. Ao entregar Nossa Senhora a São João, confiando ao discípulo Sua Mãe, a humanidade é colocada sob a proteção maternal de Nossa Senhora.

Ao descer da cruz, Maria recebe no colo seu Filho totalmente desfigurado. Antes de ser sepultado, Jesus passa novamente pelo colo de Nossa Senhora. Um dos ícones do Santuário do Pai das Misericórdias, na Canção Nova de Cachoeira Paulista (SP), é da imagem da Pietá, a Mãe que acolhe o Filho em seus braços, Filho chagado e desfigurado. O amor da Virgem das Dores por nós, ao nos receber em seu colo, faz nossas feridas se cicatrizarem.

Pai e mãe, coloquem seus filhos no colo, pois não são os curativos que os curam, mas o amor que faz com que todas as feridas se cicatrizem. Apontar o erro das pessoas só lhes trará mais feridas, dê carinho e faça com que aqueles a quem você ama entendam que você não vai desistir deles. A Santíssima Virgem nos acolhe em seus braços assim como acolheu seu Filho ao ser retirado da cruz.

Jesus teve o lado perfurado por uma lança do soldado, mas, quando isso aconteceu, Ele já estava morto. São Bernardo diz: “Como a alma de Jesus não estava ali, aquela lança transpassou o coração de Sua Mãe”. A Virgem Maria se compadece dos sofrimentos de seus filhos e toma para si as nossas dores. Quantas mães sentem o mesmo sofrimento de Nossa Senhora por verem seus filhos sendo machucados e feridos de tantas formas! Aceitando ou não a maternidade de Maria, somos seus filhos.

O Senhor quer nos colocar no colo de Sua Mãe para que sejamos acolhidos por ela. A Mãe passa a mão em nossas chagas e, com amor, nos cura. O colo de Nossa Senhora cura as nossas dores e enfermidades da alma. Casais, coloquem um ao outro no colo e cuidem de suas chagas e das dores do passado, se deem o perdão.

Muitas pessoas acham que não vão conseguir cuidar das feridas daqueles que vivem em sua casa. Se pensarmos em desistir, que olhemos para a cruz de Jesus para que Seu amor nos contagie e gere em nós o desejo de continuar a amar. É o Senhor quem nos toma pela mão e nos ensina a amar. Que hoje sejamos acolhidos pela Mãe das Dores para que nossas feridas sejam tratadas. O Pai das Misericórdias nos convida a mergulhamos profundamente neste amor.

Padre Arlon Cristian

Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Twiiter: twitter.com/pearloncn
Facebook: facebook.com/PadreArlonCristian

Transcrição e adaptação: Ariele Silva