Sorrindo pra Vida - 15/09/2014

Em Deus está a nossa realização e bênçãos

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 15 de setembro de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada hoje está no Salmo 84,6-8:
“Feliz quem encontra em ti sua força e decide no seu coração a santa viagem. Passando pelo vale do pranto, transforma-o numa fonte e a primeira chuva o cobre de bênçãos. Cresce seu vigor ao longo do caminho, e Deus lhes aparece em Sião.”

“Deus recobre de bênçãos aqueles que passam pelo vale do sofrimento e sempre nos dá Seu consolo”, afirma Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida

Feliz é aquele que encontra em Deus a sua força. Mesmo que vivamos no vale do pranto, à medida que vamos passando por esse vale, ele se transforma numa fonte de vida ao nos unirmos ao Senhor. Após esse vale de lágrimas somos cobertos de bênçãos. Quando avançamos, nós crescemos. Tenhamos a certeza de que, no final da tribulação, Deus nos espera.

Acabamos nos envolvendo em várias atividades e, muitas vezes, o que é essencial colocamos de lado. Da mesma maneira que cuidamos do nosso físico, devemos cuidar também de nossa vida espiritual. Existem pessoas que passam a vida toda cuidando do corpo, mas se esquecem de sua alma. A felicidade não está do lado de fora, mas dentro do coração.

É uma grande felicidade quando, passado um tempo que caminhamos com Deus, olhamos para trás e percebemos que nossa maneira de ser e agir mudou. Ver nossa mudança no jeito de falar, agir com as pessoas e amar é motivo de felicidade. Quanto mais íntimos ficamos de Deus, tanto mais vamos aperfeiçoando o nosso jeito de ser. A perfeição não se alcança longe do Senhor.

Somente Deus é perfeito. Jesus nos pede a perfeição, no entanto, alcançamos essa graça somente quando buscamos a ajuda do Espírito Santo, que habita em nós. Ao buscarmos a presença d’Ele e lutarmos para viver a santidade encontraremos a força e a alegria para sermos mais fortes nos “trancos” da nossa vida e atingirmos a perfeição.

É feliz aquele que escolhe viver uma vida em Deus, buscando n’Ele a força para enfrentar as tribulações da vida. Encontraremos em Deus a força para viver uma vida em santidade, para sermos felizes e fazer os demais felizes mediante a abertura do nosso coração, para que o Espírito Santo realize a transformação em nós.

É o Espírito Santo quem nos ensina a caminhar rumo à perfeição. Para alcançarmos esta graça [perfeição] precisaremos, antes de tudo, ser íntimos de Deus, ter nossos momentos a sós com Ele e buscar os sacramentos. Estar a sós com o Senhor não é se isolar. A pessoa que buscar o isolamento estará impedindo a realização dos planos de Deus na sua vida. Todas as nossas necessidades precisam ser apresentadas em oração ao Senhor.

Precisamos nos desapegar das preocupações exageradas. Ter um certo nível de preocupação é bom, porque nos preparamos para o futuro, no entanto, ao nos preocuparmos de forma exagerada acabamos perdendo a paz e nos desviando do que pode ser nosso futuro. Eduquemos nosso coração para não vivermos a preocupação exagerada.

Quem busca se isolar constantemente não se realiza como ser humano. Aprendamos a fugir da agitação, mas sem nos isolarmos do que está à nossa volta. Da mesma forma, precisamos nos libertar de lembranças do passado que ainda nos privam de vivermos o momento presente. Peçamos ao Espírito Santo que nos dê a graça de abrirmos nosso coração para a vida e o amor. Querer ficar só é próprio daquele que foi ferido, pois o isolamento se torna uma autodefesa do coração para não se machucar novamente.

Palavras nem sempre são úteis, porém, a presença e o apoio que o outro nos dá são indispensáveis. Pode ser que não consigamos dizer muitas palavras que animem o coração daquele que se isolou; por isso, se nos faltam palavras, que não nos falte a presença ao lado destes que necessitam de um ombro amigo.

Algumas vezes as palavras de nossos amigos podem até não ser úteis, mas a presença deles é fundamental. A melhor coisa que um amigo pode nos dar é a sua presença. Deus é o Amigo que sempre está presente, que nunca nos abandona. Aprendamos com o Senhor o que é ser amigo. O verdadeiro amigo é aquele que chega quando todos já foram embora.

A perseverança não é o único dom que Deus nos deu para superarmos as tribulações; o Senhor nos criou com a capacidade de nos relacionarmos uns com os outros. Não são os corações alegres que precisam de consolo. Deus recobre de bênçãos aqueles que passam pelo vale do sofrimento e sempre nos dá Seu consolo.

No vale sem água, nunca faltará a chuva de bênçãos de Deus para nós. Sua presença transforma a aridez da solidão numa fonte de água viva. O Todo-poderoso nos espera de braços abertos para nos pegar no colo e enxugar nossas lágrimas. Corramos para o abraço do Pai, que consola nosso coração e desperta nossa alma para uma vida nova.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ariele Silva