Sorrindo pra Vida - 10/09/2014

Fazer o bem está em nossas mãos e palavras

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 10 de setembro de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada hoje está em São Tiago 3,2-5:

“Todos nós tropeçamos em muitas coisas. Aquele que não peca no uso da língua é um homem perfeito, capaz de refrear também o corpo todo. Se pomos um freio na boca do cavalo para que nos obedeça, conseguimos controlar o seu corpo todo. Reparai também nos navios: por maiores que sejam, e impelidos por ventos impetuosos, são, entretanto, conduzidos por um pequeníssimo leme, na direção que o timoneiro deseja. Assim também a língua, embora seja um membro pequeno, se gloria de grandes coisas. Comparai o tamanho da chama com o da floresta que ela incendeia!”

“Aquele que refreia sua língua se torna uma pessoa melhor e se transforma em uma pessoa agradável a Deus”, afirma Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida

Até os homens de Deus tropeçam, e louvado seja a Deus por esta Palavra meditada hoje, pois, mesmo falhos, o Senhor nunca nos abandona nem nos repudia por nossos pecados. A língua é tão pequena, porém, pode fazer um bem ou um mal gigantesco. Quando não aprendemos a controlar nossas palavras, causamos feridas em nós e nas pessoas com as quais convivemos.

Muitos sentimentos de rejeição que trazemos no coração foram causados por palavras que nos feriram. Aquele que não vigia sua língua machuca a si mesmo e aos outros. Algumas vezes percebemos a ferida que causamos nas pessoas, mas, em outras vezes, não nos damos conta do mal que provocamos com nossas palavras. Mesmo que não notemos os sofrimentos causados nas pessoas com o que lhe dissemos, isso não muda nossa atitude e não tira a dor que sentem.

As chagas causadas pelo pecado são incuráveis humanamente falando, somente Deus consegue curar um ferimento causado por nossas palavras e atitudes. O pecado que comentemos contra o outro causa-lhe uma ferida que não se fecha, a qual somente o Senhor pode tratar. Quantas pessoas vivem cabisbaixas e ressentidas por algo que seu pai ou mãe falaram ou por apelidos pejorativos que causaram grandes marcas no coração delas.

Aquele que refreia sua língua se torna uma pessoa melhor e se transforma em uma pessoa agradável a Deus. Ao ouvir alguém falando mal de outra pessoa não tenha o prazer de compartilhar o que ouviu aos demais. Não ouça até o fim quando as pessoas começarem a falar sobre os maus hábitos de alguém, pois isso só envenena nossa alma. Precisamos ouvir somente as virtudes e as qualidades de uma pessoa e as propagar. Não esconda o bem que o outro faz, isso sim precisa ser divulgado!

Falar mal de alguém é assemelhar-se ao fogo que incendeia uma floresta. O fogo começa pequeno, mas quando percebemos estamos no meio desse fogaréu e não temos como sair dele. Não fale sobre o mal que alguém praticou, mas somente o que ele possui de bom.

Tentemos nos esquivar de entrar em conversas tolas que não nos levam a lugar algum. Não temos o direito de criar antipatia entre as pessoas por ciúme e inveja delas. Que ninguém tire a paz do nosso coração por causa de fofocas e respostas atravessadas. Está em nossas mãos e palavras fazer o bem ou não.

Peçamos a Deus que nossa boca não seja motivo de queda e destruição e que de nossos lábios saiam apenas palavras de paz, alegria, reconciliação e bondade.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ariele Silva