Sorrindo pra Vida - 03/09/2014

Família: lugar da presença de Deus

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 3 de setembro de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está no Salmo 127, 1-5:

“Se o Senhor não construir a casa, é inútil o cansaço dos pedreiros. Se não é o Senhor que guarda a cidade, em vão vigia a sentinela. E inútil madrugar, deitar tarde, comendo um pão ganho com suor; a quem o ama ele o concede enquanto dorme. Os filhos são herança do Senhor, é graça sua o fruto do ventre. Como flechas na mão de um guerreiro são os filhos gerados na juventude. Feliz o homem que tem uma aljava cheia deles: não ficará humilhado quando vier à porta para tratar com seus inimigos”.

“A nossa família é lugar da presença de Deus, ela é uma santuário, a Igreja domestica”, afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida

É muito importante o esforço que fazemos, porém, sem Deus, ele é em vão, porque quem edifica nosso lar é o Senhor. É da competência de Deus nos guardar e nos proteger, nós apenas podemos compartilhar a nossa experiência, mas não fazer o papel de “deus” na vida dos outros. É Deus quem convence os corações a viverem a experiência de fé n’’Ele. É inútil tentar, pela força humana, aquilo que só o Senhor pode fazer. Deus Pai nos dá inúmeras coisas, até mesmo na hora do nosso descanso.

Os filhos são uma herança do Senhor, são dons de Deus, que nos vêm no momento de graça e se tornam uma bênção para nós.

Existem pessoas que não constroem, mas destroem. Quando fazemos inimigo aquele que mora em nossa casa, acabamos destruindo nosso lar. Muitos lares estão sendo destruídos pelo alcoolismo, uma enfermidade que precisa de tratamento. Se você hoje sofre com esse mal, pelo amor que você tem por sua família e por seus filhos, procure ajuda, porque Deus quer libertá-lo por intermédio do tratamento e das pessoas.

Há situações ou pessoas, que querendo ou sem querer, contribuem para a destruição dos lares. A Palavra de Deus hoje nos fala sobre a construção da casa sem Deus. Construir a casa sem Deus é buscar a felicidade em coisas passageiras, nas coisas do mundo e para este mundo e não para a eternidade. Quando uma pessoa não acredita que existe uma vida após a vida terrena, ela passa a viver por este mundo sendo guiada por critérios mundanos. Como estamos modelando o caráter de nossos filhos? Ensinando-os que vencer na vida é derrotar o outro? Que para ser feliz é preciso ter as coisas que o outro não tem?

A mentalidade da nossa sociedade nos diz que somos inúteis e que só servimos enquanto produzimos algo. Esse é o tipo de criação que temos dado a nossos filhos? Para ser feliz, neste mundo, muitos têm vendido a alma! Alguns acreditam que felicidade é ter as pessoas de acordo com o que planejaram e, se não for assim, descartam o que não deu certo. Quantos pensam: “Vou casar; se não der certo descaso”. Quantos de nossos irmãos estão mergulhados na depressão, nas drogas, no alcoolismo, trocando de família e vivendo uma vida de miséria e pobreza de coração!

Construir uma família sem Deus é construir algo vazio e se transformar em uma pessoa vazia. Ensinamos nossas filhas, desde cedo, que a beleza rege a vida; e temos visto jovens lindas se expondo sem o mínimo pudor.

Nossa casa é edificada por Deus, porque, primeiramente, ela é um dom do Senhor. A salvação deve entrar em nosso lar por intermédio da oração. A nossa família é lugar da presença de Deus, ela é um santuário, a Igreja doméstica.

Deus não quis construir nossa família sem nosso pai e sem nossa mãe, se mudasse nossos pais nós não existiríamos. Sem Deus não poderemos manter a casa que Ele construiu. Se o Senhor não está em nosso lar, vigiamos em vão, ensina-nos a Palavra meditada hoje.

Vigiemos porque o ladrão é astuto. A nossa luta, para salvar nossa família, é contra o inimigo de Deus e ele fará de tudo para destruir os lares. Quem tem fé não perca tempo tentando lutar sozinho; deixe Jesus lutar por você. A primeira pedra dentro da nossa casa é a pedra angular: Jesus Cristo.

Precisamos edificar nossa casa em Jesus e ensinar nossa família a sempre recorrer a Deus. Apeguemo-nos ao Senhor. Quando não sabemos o que falar ou ensinar a nossos filhos, devemos levá-los à presença do Senhor. Ensine seus filhos e seu (a) marido (esposa) a serem pessoas de Deus.

Aproximemo-nos de Deus para que nossos familiares se acheguem ao Senhor. Coloquemos Deus dentro de nossas casas para que vençamos as ciladas do inimigo de Deus.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Ariele Silva